BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

5 de Novembro: DIA DA CULTURA...



Para quem não sabia, existe um dia no ano em que é celebrado o Dia da Cultura. Esse dia é hoje, cinco de novembro. Com a lei n° 5.579, que institui desde 15 de maio de 1970 o ‘Dia da cultura e da Ciência’ como homenagem a data de aniversário do Conselheiro Rui Barbosa, figura importante nas letras no Brasil e no mundo, essa data é comemorada em 5 de novembro aqui no Brasil.


*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR


Pela sua diversidade a cultura não pode se limitar a ser comentada em apenas um dia, mas não podemos deixar passar em branco um dia tão significativo para todos os amantes da cultura e do arsenal de coisas a que ela nos remete.


A cultura é um aglomerado de vivências históricas de relevantes significados sociais, valores, crenças, gostos, objetos que são constituídos no coletivo. A manifestação cultural muitas vezes vai de encontro a diversos valores dos nossos antepassados, mas não deixa de ser cultura em nenhuma esfera.
Vivemos em um país em que a sua principal marca cultural é a mistura. Com essa miscigenação tão visível não é de estranhar que o Brasil tenha seus traços culturais únicos, ímpares e que tem seus detalhes bastante similares.


*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR



A cultura é tudo que o homem adiciona à natureza, tudo que está ao nosso redor e fazemos. E não podemos esquecer que a cultura é, sem sombra de dúvidas, ligada diretamente a rebeldia, por isso falei anteriormente que diverge muitas vezes das idéias de nossos antepassados.



O Dia Nacional da Cultura Brasileira tem como objetivo principal festejar as manifestações culturais em todos os cantos do país. Manifestações que vão de música, culinária, dança, teatro, expressões de povos e de suas vivências históricas enquanto sociedade.
Dessa forma uma cultura tão rica de valores e símbolos como a nossa não poderia de forma alguma deixar de receber uma celebração a altura.
O ministro da cultura falou sobre a data no site do Ministério da Cultura, dêem uma olhada: http://www.cultura.gov.br/site/2010/11/05/dia-da-cultura/.


Viva a cultura Brasileira!


*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR



COMEMORAR O QUE?



No dia 5 de novembro comemora-se o dia Nacional da Cultura Brasileira, o mesmo foi instituído através da Lei Federal nº 5.579, de 15 de maio de 1970.
 
Esta data é uma homenagem a um dos mais importantes personagens da História do Brasil, refiro-me a Rui Barbosa, intelectual, jurista, político e jornalista, que nasceu em 5 de novembro de 1849. Traçar um pararelo com os dias atuais torna-se difícil e complicado, uma vez que, na atualidade e, falando a nível estadual a nossa secretaria de Cultura parece estar em um estado de inércia.


Infelizmente em nosso país, a questão cultural como um todo, parece estar em segundo plano, uma vez que, pouco ou quase nada tem sido feito no sentido de dar efetivamente a esta pasta, que reputo ser, de maior importância no conjunto das secretarias estaduais, uma maior visibilidade, através de ações propositivas e conclusivas, voltadas a atender a todos os segmentos sociais indistintamente.


A precípua básica da cultura é o de poder incluir: os conhecimentos, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes, e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Portanto, a mesma é uma das principais características humanas, pois somente o homem tem capacidade de desenvolver culturas.

0 comentários:

Postar um comentário