BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Exposição de Arte e Literatura Don Quijote de la Mancha

 
Clique na imagem para ampliar
 
 
O curador Carlos Zemek, nesta oportunidade, escolheu o famoso personagem “Don Quijote de la Mancha”, criação do genial escritor espanhol Miguel de Cervantes. O local escolhido foi o Instituto Cervantes, rua Ubaldino do Amaral, 927, Alto da XV, Curitiba.

 Carlos Zemek afirma que no evento é trabalhado o espírito idealista do homem, seus sonhos, seu desejo de transcender o quotidiano. Don Quijote é dominado pela loucura e pelo amor.

Programação:

...
Artes plásticas
Artistas renomados e premiados terão seus trabalhos expostos no Instituto Cervantes de Curitiba. O artista J. Bonatto participou de várias amostras em todos os continentes, mais especificamente no Brasil, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Inglaterra, Espanha, França, Gana, África do Sul, Japão, Coréia do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Recebeu Medalha de Ouro na categoria Pintura no 3º Salão de Artes Plásticas da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais. Neiva Passuelo recebeu o “Trofeo Luigi Valenti”, no segmento Artistas Estrangeiros, na Itália e várias menções honrosas nos Estados Unidos, Portugal e Argentina. Ainda vão participar da exposição os artistas plásticos Alexandre Bozza, Celia Dunker, Ivaní Silva, Mercedes Brandão, Sandoval Tibúrcio, Valéria Sípoli e Vanice Ferreira.

Literatura
Serão expostos poemas com arte digital de: Ally Simões, Eduardo Bettega, Eliziane Nicolao, Elizabeth Inêz Espinosa, Isabel Furini, José Feldman, Lindsay Colle, María Manetti e Willians Mendonça. Entre os destaques, Isabel Furini tem vinte livros editados, entre eles– “Os corvos de Van Gogh” e “,,, e outros silêncios”, poemas premiados em São José dos Pinhais, Itapema e Missões de Poesia Internacional, além de nove menções honrosas e o 2º lugar no concurso da Revista Katarsis, da Espanha; e José Feldman, poeta, gestor cultural, cônsul Municipal dos Poetas do Mundo e membro da Ordem Nacional dos Escritores e da Academia de Letras do Brasil.

Fotografias
O fotógrafo e cineasta Neni Glock vai expor seu trabalho, que rodou o mundo, em exposições individuais e coletivas no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e também na Argentina e Inglaterra. Quando morou em Portugal, entre 1990 e 2012, lançou os livros Tejo e Os Eléctricos de Lisboa. Produziu programas para a televisão e teve documentários premiados em mostras internacionais de cinema, entre elas a da Bahia e a do Rio de Janeiro.

Dança flamenca
A dança flamenca será apresentada pelas professoras do Instituto Flamenco Brasileiro de Arte de Cultura de Curitiba. A coordenadora do Instituto Flamenco, Maria Isabel Camargo, diz que essa dança tem mais um caráter emotivo do que racional. “A pessoa precisa sentir o flamenco, o seu pulsar, para que o movimento ganhe um sentido. Um dos gestos característicos são os pés bem aterrados ao solo e os braços para cima possibilitando uma sensação de liberdade. É como poder sentir o tempo presente da terra e a beleza de alcançar as estrelas”.


Convidados especiais
O pintor Rogério Dias, que em 84 criou painéis para a promoção arte na rua (Museu de arte contemporânea de São Paulo /SP). Em 93 criou o painel 300 gralhas, especialmente para os 300 anos da cidade de Curitiba. Em 94 realizou o projeto para um painel de azulejos de 50 metros, (Painel Rio Iguaçu), inaugurado em 1996, em Curitiba,
O ator de teatro e televisão Gerson Delliano, que já trabalhou na minissérie Guerra do Contestado e em vários episódios de Casos e Causos na RPCTV que fará a leitura de poemas.

0 comentários:

Postar um comentário