BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Prefeito Alair Corrêa vistoria obras na Praia do Forte     
 
          
Caminhando devagar, parando e olhando a manobra de máquinas, equipamentos, caminhões, conversando e cumprimentando  operários. Durante meia hora, o prefeito Alair Corrêa foi ver de perto o andamento das obras da nova Orla da Praia do Forte na manhã desta sexta-feira (21/6). Conferiu a retirada dos quiosques olhou em diversas direções e parou para conversar com técnicos e assessores no local que já está marcado onde será construído o primeiro dos 15 novos quiosques que fazem parte do projeto de reconstrução da Nova Orla da Praia do Forte. Todos os quiosques serão retirados da orla até novembro, como determinam o Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
 
 
 
Numa primeira avaliação o prefeito disse que gostou do ritmo intenso das obras, que Cabo Frio é uma das mais importantes cidades turísticas do país e precisa de grandes obras que sejam integradas às belezas naturais.  O novo projeto arquitetônico e paisagístico segue orientação do IPHAN.
 
-Tirar os quiosques é uma determinação do MPF e do IPHAN e não é tarefa difícil. Não se preocupar com as pessoas que ali trabalham há anos, seria uma injustiça. Fazer os quiosques de qualquer maneira seria injusto com a sociedade. Então, atendemos o Iphan, os quiosqueiros e a sociedade construindo a orla mais bonita do Brasil - ressaltou o prefeito enquanto ouvia orientações da equipe técnica.
 
Vegetação nativa será replantada na nova orla
 
Com a retirada dos quiosques da faixa de areia, o projeto de reconstrução da orla prevê o replantio de espécies nativas da vegetação de restinga.  O prefeito Alair Corrêa disse que todo o sistema de revitalização da parte ambiental está sendo orientada pelo IPHAN, junto com a equipe de arquitetos, biólogos e técnicos ambientais da prefeitura.
 
- As plantas da cidade e toda a vegetação que será usada estão sendo tratadas com muito carinho por nossos técnicos. Temos oito arquitetos trabalhando neste projeto e vamos inaugurar a orla mais bonita do país, sem dúvida.   Deus nos deu as belezas naturais.  Agora é a obra do homem para embelezar ainda mais uma das praias mais belas do litoral brasileiro - disse o prefeito.
 
Para o arquiteto Ivo Barreto, coordenador do IPHAN na região, a iniciativa da prefeitura de Cabo Frio serve de exemplo de como recuperar espaços ambientais, seguindo a orientação apropriada como o caso da nova Orla da Praia do Forte.
 
- A atitude do prefeito Alair Corrêa mostra o interesse em cuidar do patrimônio público e ambiental. Para nós do IPHAN, isto é muito bom porque teremos a faixa de areia de volta às belezas naturais – disse.
 
De acordo com o prefeito Alair Corrêa, o ritmo das obras está dentro do cronograma e todas as festividades para  a inauguração da nova orla estão previstas para a primeira quinzena de novembro, época do aniversário de Cabo Frio.
 
Fonte: Redação/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário