BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sábado, 30 de novembro de 2019


DIA 30 DE NOVEMBRO, DIA DOS RITMISTAS...





A presente lei de por objetivo homenagear artistas que fizeram e fazem a história, sobretudo, do nosso carnaval: os ritmistas.
Ritmista é a pessoa que, em conjunto musical, bloco carnavalesco ou escola de samba, toca instrumento (em geral, de percussão) que marca o ritmo.


Os ritmistas se destacam ainda mais quando integrantes de bateria de escola de samba, setor tido como o coração da escola.


A Bateria é uma espécie de orquestra com instrumentos de percussão, que devem acompanhar o canto e conduzir o ritmo (seção rítmica) do desfile. Quanto mais rápido e em ritmo mais forte a bateria toca, mais rápido os membros costumam desfilar, havendo portanto uma associação vital entre este quesito e o quesito evolução.



Costumam fazer parte de uma bateria de escola de samba os seguintes instrumentos: surdo de primeira, surdo de segunda, surdo de terceira, caixa de guerra, repique, chocalho, tamborim, cuíca, agogô, reco-reco, pandeiro e prato.


Nomes como Mestre Candonga e Mestre André dão a exata noção do importante papel desempenhado por ritmistas. O primeiro foi nomeado na década de 50 o Guardião Oficial da Chave da Cidade do Rio de Janeiro. O segundo, para muitos, o maior ritmista de todos os tempos.


Foi o Mestre André, famoso diretor da Mocidade Independente de Padre Miguel, que, nos anos 1960, criou as “paradinhas”, "efeito musical" que acontecia durante o desenrolar do desfile, em determinado momento, geralmente quando era executado o refrão do meio, subitamente parava de tocar, deixando o samba só no cavaquinho e na voz dos componentes, para retornar em seguida, de modo surpreendente e emocionante.







O efeito esperado, considerado belíssimo pela crítica, é também arriscado, pois aumenta as chances de que o samba "atravesse", termo utilizado pelos sambistas para designar falhas, geralmente graves, cometidas pelos componentes da escola, que retornam no ponto errado da letra do samba em detrimento dos demais que estão cantando "junto" com o interprete (puxador) da escola.

Proponho que a celebração do Dia do Ritmista seja realizada no dia 30 de novembro, Dia de Santo André, como forma de reverenciar o incomparável e inesquecível Mestre André.



Artistas que fizeram e fazem a história, sobretudo, do nosso carnaval. Ritmista é a pessoa que, em conjunto musical, bloco carnavalesco ou escola de samba, toca instrumento (em geral, de percussão) que marca o ritmo.



Gostaria de parabenizar a todos os Ritmistas da Bateria de todos as escolas de, samba do Brasil. Com seus Ritmos e Bossas que enaltacem o maior espetáculo da terra e também parabenizar a todos os Mestres que com toda humildade e Sabedoria estão sempre fazendo um ritmo ajudando os seus comandados, sabendo sempre que juntos serão mais fortes!




0 comentários:

Postar um comentário