BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

domingo, 8 de março de 2020

Dia Internacional da Mulher, 8 de Março...




Dia da Mulher na ONU

A data de oito de março é celebrada em muitos países ao redor do mundo para reconhecer conquistas de direitos e fortalecer reivindicações, independente de diferenças étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas. Momento de relembrar lutas e realizações, e inspirar futuras gerações de jovens meninas.




Em 1975, o ano foi designado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Dois anos depois, em dezembro de 1977, a data foi adotada oficialmente, em assembleia geral entre os países membros. O objetivo era reconhecer o papel das mulheres nos esforços de paz e desenvolvimento e pedir o fim da discriminação e apoio para o aumento da participação plena e igualitária da mulher em diferentes áreas de atuação na sociedade.


Origem do Dia Internacional da Mulher



Antes disso, porém, as primeiras manifestações em favor de uma data surgiram pela primeira vez em movimentos de trabalhadoras na virada do século XX na América do Norte e também na Europa.

Nos Estados Unidos, data de 1909 o primeiro Dia Nacional da Mulher, em 28 de fevereiro. Na época, o então Partido Socialista da América marcou este dia em homenagem a greve de 1.908, de trabalhadores do setor têxtil, em Nova York. Na ocasião, mulheres protestaram contra péssimas condições de trabalho.

No ano seguinte, em 1910, em Copenhague, Dinamarca, o encontro Socialista Internacional estabeleceu um Dia da Mulher, de caráter internacional, para homenagear o movimento pelos direitos das mulheres. A proposta foi recebida com aprovação unânime pela conferência de mais de 100 mulheres de 17 países.

Como resultado da iniciativa, em 1911, o Dia Internacional da Mulher foi marcado pela primeira vez para 19 de março em países como Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Além do direito de votar e ocupar cargos públicos, foi reivindicado o direitos das mulheres ao trabalho e à formação profissional.

Entre os anos de 1913 e 1914, o Dia Internacional da Mulher tornou-se também um mecanismo para protestar contra a Primeira Guerra Mundial, como parte do movimento pela paz. Mulheres russas viveram pela primeira vez o Dia Internacional da Mulher no último domingo de fevereiro. No resto da Europa, por volta de 8 de Março do ano seguinte, as mulheres fizeram manifestações para protestar contra a guerra e expressar solidariedade a outros movimentos locais, como anos depois a revolução russa de 1917.


Igualdade de gêneros



Assinada em 1945, a Carta das Nações Unidas foi o primeiro acordo internacional para afirmar o princípio da igualdade entre homens e mulheres. Desde então, há esforços para criar um legado histórico de estratégias globais, normas, programas e metas para melhorar o status das mulheres no mundo.


O empoderamento do público feminino continua sendo um elemento central dos esforços da ONU (un.org/womenwatch/history) para enfrentar os desafios sociais, econômicos e políticos no mundo.



"08 de Março - DIA INTERNACIONAL DA MULHER"


*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR



 
"SER" Criança, "SER" Mulher...Um "SER" Divino!

Parabéns a todas as mulheres que trazem para o dia a dia do nosso Planeta, a sua sensibilidade, a sua atitude e a sua Arte.

Um Feliz dia 08 de março para todas. Que possamos continuar tendo a honra de ter vocês, ao nosso lado em todos os momentos do Blog "Portal Carlos Ribeiro".

*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR

Mulheres fracas, fortes.
Não importa.
Mulheres mostram que mesmo através da fragilidade.
São fortes o bastante para erguerem sempre cabeça
Sem desistir, pois sabemos que são capazes de vencer.

Tem a delicadeza das flores
A força de ser mãe,
O carinho de ser esposa,
Reciprocidade de ser amiga,
A paixão de ser amante,
E o amor por ser mulher!

São guerreiras, vencedoras,
São sempre o tema de um poema
Distribuem paixão, meiguice, força, carinho, amor.

São um pouco de tudo
Calmas, agitadas, lentas!
Vaidosas, charmosas, turbulentas.

Mulheres fortes e lutadoras.
Mulheres conquistadoras
Que amam e querem ser amadas
Elegantes e repletas de inteligência

Com paciência
O mundo soube conquistar.
Mulheres duras, fracas.
Mulheres de todas raças
Mulheres guerreiras
Mulheres sem fronteiras
Mulheres… Mulheres…


*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher.

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.

Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR
 





0 comentários:

Postar um comentário