BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 19 de março de 2020

Equinócio de outono, o que é, o que significa e o quanto dura?




Equinócio de outono é um acontecimento astronômico que muda a incidência do Sol nos países da linha do Equador e marca a chegada o outono.

O equinócio de outono nada mais é que um marco entre a transição do verão e o início do outono.

Ele consiste em um fenômeno astronômico, também chamado de “ponto libra”, que faz com que o sol incida de maneira mais intensa, alinhada e equilibrada na linha do Equador. Para quem não sabe, é essa linha (imaginária, claro) que divide o globo terrestre entre os hemisférios Norte e Sul.

Nos três meses seguintes a esse fenômeno, a forma com que o sol ilumina os países próximos à linha do Equador faz com que os dias e as noites tenham o mesmo período de tempo. Ou seja, o período iluminado e não iluminado da Terra duram, aproximadamente, 12 horas.



Mas, o equinócio de outono não é o único que acontece durante o ano. Existe também o equinócio de primavera, mas estes estão sempre em oposição.
Isso quer dizer que, enquanto é equinócio de primavera no hemisfério Norte, é equinócio de outono no hemisfério Sul, e vice-versa.

Equinócio do outono no Brasil

Em terras brasileiras, bem como em todos os países do hemisfério Sul, o equinócio de outono ocorre no mês de Março.

A data costuma variar entre os dias 20 e 21 desse mês. Em 2019, por exemplo, o momento exato do equinócio de outono no Brasil, e claro, da chegada do próprio outono; é às 18h58.

Enquanto isso, no hemisfério Norte, o equinócio de Outono costuma acontecer em setembro, entre os dias 22 e 23. Quando isso acontecer por lá, estaremos curtindo a chegada da primavera por aqui, com o equinócio de primavera.

Solstício

E, quanto o equinócio marcam a chegada do outono e da primavera, o inverno e o verão são marcados por um fenômeno chamado solstício.
Esse também é um acontecimento astronômico, relacionado à movimentação da Terra e ao posicionamento do Sol na atmosfera. Mas isso é um assunto para um outro momento.
Por enquanto, basta saber que da mesma forma que o equinócio de outono ou de primavera, o solstício de verão e de inverno são opostos. Enquanto um acontece no hemisfério Sul, o outro está em andamento no hemisfério Norte e da mesma forma ao contrário.


No Norte, o solstício de verão acontece em junho, e o de inverno, em dezembro. No Sul, o de inverno ocorre em junho, e o de verão, no mês de dezembro.
E então, você sabia da diferença entre os equinócios? Entendia o conceito? Comente!

0 comentários:

Postar um comentário