BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Comunicado de Jaida Mundim: REUNIÃO A RESPEITO DA FORMAÇÃO DO CONSELHO DE CULTURA NA CIDADE DE ARARUAMA

*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR

Prezados amigos,





Durante quase um mês, divulguei neste espaço e através de todos os veículos aos quais tenho acesso (minha coluna no jornal A Voz de Araruama e em minha mala direta semanal que contem quase 17.000 e-mails) que ontem, quarta-feira às 19h (conforme o boletim que recebi e que pode ser constatado através deste link http://www.facebook.com/l/gAQCyeAx-AQDljkqYGOFREhBxXdpyuOtJhtG6nYrYIjxKZw/www.mascarasocultas.com/agenda_reunioes_cultura.jpg) teríamos uma reunião onde os candidatos que tivessem interesse em fazer parte do conselho do município de Araruama deveriam comparecer.
Cheguei ao local, juntamente com a artista plástica Angélica Bugarin à 18:45h. Às 20h, devido a problemas com engarrafamento, os palestrantes chegaram ao local. O grupo presente, cerca 10 pessoas, (depois apareceram uns 10 funcionários do governo)já havia desistido de aguardar, devido ao número insignificante de pessoas no local (assista ao vídeo com imagens da platéia às 20h:
http://www.facebook.com/l/iAQB-fWkAAQC5lYHoHc1CZmrr6LXtGGe2-WUkA7U_V_EeuA/www.youtube.com/watch?v=JJe2OeYnSXc ) quando os palestrantes chegaram e resolveram começar a reunião.
Mais uma vez nos sentamos, assistimos a abertura da palestra com o produtor Jorge, logo em seguida a leitura do documento referente a formação do conselho pela Professora Cleice e esclarecimentos a respeito da formação e votação dos membros do conselho.
Informados que fomos que o conselho seria formado por quatro membros do governo (dois da secretaria de cultura, um da câmara de vereadores e um da secretaria de turismo) e quatro da sociedade civil, formulei a seguinte pergunta:
SE NÓS TEREMOS QUATRO MEMBROS DO GOVERNO E QUATRO PESSOAS DA SOCIEDADE CIVIL, PESSOAS QUE HOJE ESTÃO CONTRATADAS PELO ATUAL GOVERNO PODERÃO FAZER PARTE DO CONSELHO?
E a resposta, por mais surpreendente que possa parecer, foi SIM. O que significa que, podemos terminar com oito membros do governo ocupando o conselho de cultura da nossa cidade, quatro já pré-determinados e quatro contratados ou efetivos dependendo apenas de quorum de votação. Como, segundo foi dito na reunião, é uma democracia (nessas horas eles lembram dessa palavra, engraçado...), quem conseguir levar o maior número de pessoas para se inscreverem para votar leva a cadeira. Vale ressaltar que QUALQUER PESSOA, QUALQUER UMA, mesmo que nunca tenha tido uma pequena noção do significado da palavra cultura, poderá ser delegado com direito a voto. Basta que se encaminhe ao Teatro Municipal do dia 08 a 15 de setembro, portando carteira de identidade, CFP e comprovante de residência e você já estará apto a escolher o conselho Municipal de Cultura da sua cidade! Segundo o palestrante Jorge, faz parte do “JOGO”. Quem levar a maior “TORCIDA” vence. E eu que pensava estar numa reunião de cultura...

Aqui segue o link da reunião na íntegra onde todos os fatos citados poderão ser verificados:
http://www.facebook.com/l/LAQB-8E1GAQDOX9M-BT8msmcIJIju292OxowSwFnpWuu4_A/www.youtube.com/watch?v=6z_tlL3mV14

Como eu já havia comunicado anteriormente, ESTA FOI A MINHA ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES CULTURAIS EM NOSSO MUNICÍPIO. Trabalhei muito nos últimos anos em prol da cultura, estive sempre presente e atuante não só junto ao teatro, também com os artistas plásticos e com os músicos, mas, a gota d’água que encheu meu pote caiu ontem. Não estou mais trabalhando com a área cultural, não tenho projetos que precisem de milhões para realizá-los, tenho credibilidade suficiente nesta cidade para montar meus espetáculos somente com o apoio da iniciativa privada, portanto, não existe motivo para que eu me desgaste com essas reuniões e com a constatação que:
A CLASSE CULTURAL ARARUAMENSE MERECE O SUBSECRETÁRIO E O PREFEITO QUE TEM.
Após essas constatações, dou por encerrada a minha participação na parte Burocrática/Cultural do nosso Município.
Aos amigos que pretendem permanecer até o final das discussões, o meu respeito e carinho.

Obrigada pela atenção,
Jaida Mundim


1 comentários:

Jaida Mundim disse...

Obrigada Carlos pela compreensão e carinho de sempre.
Um forte abraço,
Jaida Mundim

Postar um comentário