BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Encontro da ALeArt em Rio das Ostras - Depoimentodo Acadêmico FRANCISCHETTI

*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR







Gostaria de externar aqui os meus sinceros agradecimentos por mais um dia de Encontro dos acadêmicos da ALeart realizada em minha cidade, Rio das Ostras.
Foi um dia maravilhoso que começou, nublado, frio mas que foi se aquecendo no decorrer dos acontecimentos, sem falar do calor humano, lemnbro que o quadro do Incêndio na mata do acadêmico Machuy colaborou para "aquecer" ainda mais aquele ambiente de confraternização e camaradagem que já é uma constante em nossos encontros. O calor humano se fêz presente também com a aproximação dos turistas e transeuntes habitantes de nossa cidade que admiravam a pura arte que ali se desenrrolava no chacoalhar dos cavaletes e no frenezi dos agitados pincéis em seus vai-e-vem, constantemente levando tintas às telas e manipulados por pintores profissionais e iniciantes que produziam sua arte expontâneamente cujo interesse era apenas de mostrar que a Academia de Letras e Artes da região dos Lagos, existe e está sempre atuante enaltecendo a arte da pintura bem como de seus pintores!
Que alegria, meu Deus! Alegria maior ainda é que até o Sol lá de cima arrumou um geitinho de pedir ao vento para abrir um espaço entre as núvens só para também poder apreciar o que estávamos fazendo.
São nesses encontros, senhor presidente, que se observa a pureza do coraçãoõ de um artista que de mansinho, vai cativando os coraçõezinhos das criancinhas que se aproximam e se arriscam a dar as primeiras pinceladas ousando a interferir na obra do artista. Me refiro ao artista Machuy, que já é a segunda vez que acontece com ele. Isso me faz lembrar um grande ensinamento de nosso Mestre maior: "Deixai vir a mim as criancinhas..." Com as características peculiares de um verdadeiro Papai Noel ele atrai as crianças fácilmente. Mas eu vejo também o quanto ele está colaborando para que ali desperte um novo artista, sequioso pela arte de pintar e quem sabe, no futuro, daqui a alguns anos, teremos outro jovem pintor ao nosso lado pintando também.
Dava para se notar a alegria que transcorria entre todos os presentes, e quase dava também para se ouvir o bater agitado dos corações dos pintores e pintoras, tanta era a emoção no interior de cada um ali presente.
Fiquei muito feliz em ver a primeira aquarela da Cassia Fouraux, aliás, linda e muito bem feita, por sinal, sem contar que aquarela é uma das técnicas mais difícies de ser executada e em público então, nem se fala, e ela conseguiu pintar muito bem as flores maravilhosas que fluem sempre por suas mãos abençoadas.
Fiquei feliz também em ver o J. Bernardino se soltando na sua arte trasendo a todos sua colaboração, ao lado de grandes pintores como o Roger Vianna que sempre nos abrilhanta com suas aquarelas maravilhosas.
É contagiante ver os colegas produzindo, como a Ada Muniz acompanhada de seu esposo e Janette Faria que mesmo com certa dificuldade se empenharam em pintar, e que o mais importante não é terminar e sim participar.
Gostaria de parabenizar também pela presença das grandes pintoras Nice Ventura e Tonia que vieram de Araruama e Iguaba e Carlos Ribeiro, Moraes e esposa, de Cabo Frio que mesmo sem pintar, ajudaram e muito a aquecer nosso ambiente de alegria, trabalho e troca de informações onde um cede ao outro uma parte de seus conhecimentos que só faz crescer cada vez mais nossa Academia, que a cada evento desses, fecha mais um elo dessa corrente que se faz cada vez mais firme, forte e maior!
Quero agradecê-lo, senhor presidente, por mais esse evento e dizer que sua presença foi fundamental, não só pela organização, esmero e dedicação, mas também como condutor exemplar que é e verdadeiro lider sempre nos acompanhando de perto e fotografando, filmando e nos incentivando, colaborando com suas experiências e alegrando com sua simpatia sempre radiante.
Como sempre após a jornada, degustamos aquele delicioso almoço que foi dividido com tanto carinho por todos. isso representa muito bem a ceia em família e é o que somos realmente, uma grande familia e que demos estar reunidas permanentemente.
Lamento profundamente pela ausencia de tantos confrades que tenho plena certeza, gostariam de estar presentes e não puderam por contigências particulares, mas que estarão conosco numa próxima oportunidade se Deus assim quizer.
Quanto a mim, agradeço a Deus por mais um dia de vida e poder estar ao lado daqueles que labutam como eu nessa exuberância arte de pintar e poder desfrutar da alegria de ver as pinturas sendo criadas expontâneamente e o fato das demais pessoas que passavam transitóriamente poderem levar aos seus lares comentários sobre nossa Academia e também sobre as nossas pinturas, como se fossem janelas abertas às maravilhas da natureza.
Encerro dizendo da alegria também, de poder contar com a visita de todos a uma das minhas obras na cidade.
Um forte abraço, pedindo a Deus muita saúde e paz a todos.
Francischetti

0 comentários:

Postar um comentário