BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Secretaria de Cultura traz para Cabo Frio o Projeto Autonomia Artística

*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR

Matéria deViviane Rocha


A Secretaria de Cultura está trazendo para Cabo Frio o Projeto “Autonomia Artística”, que durante o fim do mês de setembro e no mês de outubro realizará na cidade uma série de eventos culturais como oficina gratuita para artistas locais, apresentação de espetáculos teatrais, debates, exposição de fotografias e vídeos.

O Projeto teve início em agosto de 2010, quando dois integrantes do grupo Creche na Coxia – Matheus Lima e Helena Marques – foram contemplados com a Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas 2010, que possibilitou aos dois a ida a Londres para realização do Programa Completo de Especialização no Teatro de Criação e Performance oferecido pela Lispa (London International School of Perfoming Arts). No retorno ao Brasil, naturalmente houve a troca de experiências vividas na Lispa com o grupo Creche na Coxia, do qual fazem parte, e com artistas brasileiros, através de oficinas.

Após passar pelo Rio de Janeiro, o projeto chega a Cabo Frio por meio da Secretaria Municipal de Cultura, oferecendo ao público a oportunidade do contato com artistas recém-chegados de uma escola de artes de excelência no exterior, que vão oferecer uma programação cultural variada e de qualidade dentro de Cabo Frio.

Helena Marques e Matheus Lima vão ministrar a oficina “O corpo poético”, baseada nas experiências que trouxeram de Londres. Serão oferecidas 30 vagas para artistas de Cabo Frio e da Região dos Lagos, durante os dias 8 e 9 de outubro (sábado e domingo), das 16h às 20h, na Casa de Criação do Grupo Creche na Coxia, na Rua Américo Ferreira da Silva, casa 3, Parque Burle. As inscrições vão até o dia 2 de outubro.

- A oficina "O Corpo Poético" destina-se a artistas e interessados em arte, não exclusivamente atores, mas todos que tenham o desejo de ampliar seu potencial criativo. O objetivo é oferecer um lugar de efetiva pesquisa, apoiando um movimento mundial crescente que propõe novas formas de educação, seguindo uma linha de ensino que pensa o artista como um artista-artesão, que experimenta, que constrói dentro da experiência concreta. Isso gera um processo intensivo de desenvolvimento pessoal e artístico; o artista fica desafiado a desenvolver qualidades essenciais para se tornar criador e executor do próprio trabalho – afirma Matheus Lima.

Todos os participantes receberão certificado. Para se inscrever, basta enviar currículo e carta de intenção para o e-mail autonomiaartistica@gmail.com.

Para outras informações sobre o Projeto, falar com Matheus Lima através dos números (21) 9229-4514 ou (21) 7756-4457 ID 81*99811 ou ainda pelo e-mail: matheuslimac@gmailcom. Site: www.autonomiaartistica.com.

0 comentários:

Postar um comentário