BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

domingo, 18 de março de 2012

FLIP 2012 - Feira Internacional Literária de Paraty - Rio de Janeiro...

*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR
INSCRIÇÕES PARA A FLIP-FEIRA INTERNACIONAL DE PARATY

 FONTE: Jornal Folha de São Paulo 16/03/2012

Até 3O de Abril, Poetas e Contistas de qualquer nacionalidade podem se inscrever para a sétima edição do Prêmio OFF Flip de Literatura, que oferece R$ 11.000,00, estadia e ingressos para debates da Feira Literária Internacional de Paraty. Os interessados devem acessar o site: www.premio-offflip.net.


*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR

A Flip, chega à sua 10a. edição já estabelecida como um dos mais importantes eventos culturais de Paraty e do Brasil. Sua programação não se restringe apenas às palestras. Acontecem também a Flipinha, a FlipZona, a programação da Casa da Cultura, a Off FLIP, shows, apresentações de teatro, lançamento de livros...
Em 2012 a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) estará na sua 10ª edição e, para comemorar os seus 10 anos, a festa irá homenagear o grande poeta Carlos Drummond de Andrade e conta com a curadoria do jornalista Miguel Conde.
A data já está marcada! A 10ª edição da Flip está confirmada para o período de 4 a 8 de julho e contará com grandes nomes da literatura internacional, entre eles o escritor americano Jonathan Franzen, autor do premiadíssimo romance "Correções" (prêmio National Book Award 2001) e que, no ano passado, foi capa da revista Time com a reportagem "O Grande Romancista Americano" ao lançar o livro "Liberdade".

 
Stephen Greenblatt é confirmado na FLIP 2012

Professor da Universidade de Harvard, Greenblatt vai participar da 10.ª Festa Literária Internacional de Paraty, marcada para o período de 4 a 8 de julho de 2012, onde o escritor homenageado será Carlos Drummond de Andrade.


*CLIQUE EM CIMAA IMAGEM PARA AMPLIAR
Durante sua passagem pelo Brasil, Stephen Greenblatt, um dos maiores estudiosos contemporâneos de Shakespeare, vai lançar, pela Companhia das Letras, "A Virada", livro vencedor em 2011 do National Book Awards de não ficção.
Entre outros, virão o inglês Ian McEwan e o catalão Enrique Vila-Matas, que já participaram da festa em outras edições, e o americano Jonathan Franzen.


O escritor e crítico literário Silviano Santiago abrirá a Flip 2012
*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR

A conferência de abertura em homenagem a Carlos Drummond de Andrade na 10ª Festa Literária Internacional de Paraty vai ser realizada pelo escritor e crítico literário Silviano Santiago.
Santiago pretende tratar, na noite de 4 de julho, sobre a atualidade e o cosmopolitismo do poeta mineiro, que ele conheceu pessoalmente e com quem organizou Carlos e Mário, livro de correspondências trocadas com Mário de Andrade.
"A atualidade de Drummond é inegável. Paralelamente aos outros grandes poetas modernistas, ele apresenta uma diversificação temática, estilística e de dicções poéticas muito grande e isso o torna uma figura bem mais complexa que os demais modernistas. É por essa diversificação que ele nunca cairá no lugar comum da poesia de gosto fácil", diz Santiago, que lançou, em 1976, obra de ensaios sobre o poeta. Ao mesmo tempo, conta, ele tinha um "tino extraordinário para poemas que cairiam no gosto do público, como José".
A questão do cosmopolitismo, uma das grandes características da poesia de Drummond segundo o crítico, deve ganhar destaque na apresentação. Drummond não conheceu a Europa e nem os Estados Unidos, e a Argentina foi o único país estrangeiro que ele visitou, relembra o crítico. "Mas desde o início ele mostra uma visão de mundo muito ampla que coincide com esse desejo do Brasil hoje de falar menos sobre o umbigo e mais sobre as relações internacionais."
Santiago e Drummond se encontraram algumas vezes – a primeira delas foi em 1955. Depois, como eram vizinhos de rua, se cruzaram pelo Rio. Estiveram juntos duas ou três vezes nos famosos Sabadoyles, nome dado às reuniões de sábado realizadas por Plínio Doyle em sua casa, e em outros momentos. Para Santiago, Drummond era tímido, mas não era sério. Tanto que mudava a voz ao atender o telefone para evitar os chatos.



Ian McEwan na FLIP 2012...
*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR
Ian McEwan é o primeiro nome confirmado para a Flip 2012. Autor britânico indicado 6 vezes ao Booker Prize, Ian publicou dois livros de contos e 11 de romance, entre eles o elogiado "Reparação". A Flip acontece em Julho na cidade de Paraty/Rj.

0 comentários:

Postar um comentário