BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sexta-feira, 23 de março de 2012

Morre no Rio, O Grande Humorísta e Artista Plástico CHICO ANYSIO...

*CLIQUE EM CIMA IMAGEM PARA AMPLIAR



Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido como Chico Anysio (Maranguape, 12 de abril de 1931 - Rio de Janeiro, 23 de março de 2012, foi um humorista, ator, dublador,escritor, compositor e pintor brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, com a qual tinha contrato até 2012.

Ao dirigir e trabalhar ao lado de grandes nomes do humor brasileiro no rádio e na televisão, como Paulo Gracindo, Grande Otelo, Walter D'Avila, Jô Soares, Renato Cortes Real, Agildo Ribeiro, Ivan Curi, José Vasconcellos e muitos outros, tornou-se um dos mais famosos, criativos e respeitados humoristas da história do país.

Morreu no dia 23 de março de 2012, às 14h48, no Rio de janeiro,  Hospital Samaritano no por conta de uma falência múlltipla de órgãos

Biografia:

Na TV Rio estreou em 1957, o Noite de Gala. Em 1959, estreou o programa Só Tem Tantã, lançado por Joaquim Silverio de Castro Barbosa, mais tarde chamado de Chico Total . Além de escrever e interpretar seus próprios textos no rádio, televisão e cinema, sempre com humor fino e inteligente, Chico se aventurou com relativo destaque pelo jornalismo esportivo, teatro, literatura e pintura, além de ter composto e gravado algumas canções.

Chico Anysio foi um dos responsáveis pela intermediação referente ao exílio de Caetano Veloso em Londres. Quando completou dois anos de exílio, Chico enviou uma carta para Veloso, para que este retornasse ao Brasil. Caetano e Gilberto Gil haviam sido presos em São Paulo, duas semanas depois da decretação doAI-5, o ato que dava poderes absolutos ao regime militar. Trazidos ao Rio de carro, os dois passaram por três quartéis, até viajarem para Salvador, onde passaram seis meses sob regime de prisão domiciliar. Em seguida, em meados de 1969, receberam autorização para sair do Brasil, com destino a Londres, onde só retornariam no início de 1972.

Desde 1968, encontra-se ligado à Rede Globo, onde conseguiu o status de estrela num "cast" que contava com os artistas mais famosos do Brasil; e graças também a relação de mútua admiração e respeito que estabeleceu com o executivo Boni. Após a saída de Boni da Globo nos anos 1990, Chico perdeu paulatinamente espaço na programação, situação agravada em 1996 por um acidente em que fraturou a mandíbula.

Em 2005, fez uma participação no Sítio do Pica-pau Amarelo, onde interpretava o "Dr. Saraiva" e, recentemente, participou da novela Sinhá Moça, na Rede Globo.
Família:
É pai do ator Lug de Paula, do casamento com a atriz e comediante Nancy Wanderley do também comediante Nizo Neto e do diretor de imagem Rico Rondelli, da união com a atriz e vedete Rose Rondelli de André Lucas, que é filho adotivo; do DJ Cícero Chaves, da relação com a ex-frenética Regina Chaves; e do ator/escritor Bruno Mazzeo, do casamento com a ex modelo e atriz Alcione Mazzeo.
Também teve mais dois filhos com a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, Rodrigo e Vitória. É irmão da falecida atriz Lupe Gigliotti, com quem contracenou em vários trabalhos na televisão; do cineasta Zelito Viana; e do industrial, compositor e ex-produtor de rádio Elano de Paula. Também é tio do ator Marcos Palmeira, da atriz e diretora Cininha de Paula e é tio-avô da atriz Maria Maya, filha de Cininha com o ator e diretor Wolf Maya.
É casado com a empresária Malga de Paula.

Saúde:


O humorista foi internado no dia 2 de dezembro de 2010, quando deu entrada no hospital devido a falta de ar. Na avaliação inicial, detectectou-se obstrução da artéria coronariana, assim, foi submetido à angioplastia. Chico Anysio ficou 109 dias internado, recebendo alta apenas no dia 21 de Março de 2011. Neste período, o humorista, na maior parte do tempo, na UTI.
Em 23 de abril de 2011, Chico Anysio retornou ao programa "Zorra Total" interpretando a personagem Salomé. No quadro, Salomé conversa de mulher para mulher com a presidenta Dilma Rousseff.
No dia 30 de novembro de 2011, foi internado novamente, devido a uma infecção urinária. Recebeu alta 22 dias depois, em 21 de dezembro de 2011, mas já no dia seguinte voltou a ser internado, com hemorragia digestiva. Em fevereiro de 2012 foi diagnosticado com uma infecção pulmonar. Apresentou uma piora nas funções respiratórias e renal em 21de 2012
Com a saúde cada vez mais debilitada, veio a morrer no dia 23 de março de 2012.


Chico Anisio, o Artista de todas as telas mostra sua arte fauve
*CLIQUE EM CIMA IMAGEM PARA AMPLIAR

O humorista Chico Anysio (foto) todo mundo conhece. Não há brasileiro que não tenha visto pelo menos um dos mais de 200 personagens criados pelo ator. Seu livro "Como Segurar Seu Casamento" também causou muita polêmica desde que foi lançado. Também atuou em filmes como Tieta do Agreste, de Cacá Diegues, no qual interpreta o pai de Tieta.

Agora é a vez de conhecer o Chico Anysio artista plástico com sua pintura acrílica sobre tela composta por paisagens de vários países por onde passou.

Chico Anysio considera ter um dom que é o de fazer outras pessoas rirem e refere-se a si mesmo como um "comediante que", ou seja, um comediante que escreve e pinta. Entretanto, leva sua pintura a sério e diz que essa será sua profissão na velhice, pois tem consciência de que chegará o dia em que não mais poderá interpretar vários de seus personagens.

Suas obras são inspiradas em fotos que ele mesmo tirou durante as várias viagens que fez durante sua vida. Na exposição, é possível encontrar desde o Arco do Triunfo, em Paris, até uma praia havaiana. São paisagens de várias partes do Brasil e do mundo pintadas em estilo fovista.

Chico começou a carreira de pintor em 78, pintando marinhas e seguindo uma linha acadêmica, essencialmente técnica, aprendida com Roberto de Souza. Trocou de professor e ele o fez mudar de estrada, tornando-se fauve e, segundo ele próprio, beirando o expressionismo.

Faz vários quadros de uma só vez, começando pelo céu. "O céu determina as cores de baixo", explica.

*CLIQUE EM CIMA IMAGEM PARA AMPLIAR

*CLIQUE EM CIMA IMAGEM PARA AMPLIAR

*CLIQUE EM CIMA IMAGEM PARA AMPLIAR

*CLIQUE EM CIMA IMAGEM PARA AMPLIAR

*CLIQUE EM CIMA IMAGEM PARA AMPLIAR

*CLIQUE EM CIMA IMAGEM PARA AMPLIAR

Famosos comentam morte de Chico: "Nós, humoristas, nos sentimos órfãos”


Confira a mensagem que alguns artistas deixaram comentando a morte de Chico:

Lúcio Mauro Filho: “Chico está subindo canonizado. Sobe como nosso santo da comédia, nosso gênio. Ele é insubstituível. Para mim, o Chico foi importantíssimo. Em um dia que o encontrei no Projac, ele me perguntou: Você vai ficar procurando papel em novela e ficar ignorando seu legado na comédia? Depois dessa bronca, fui direto para o Zorra Total. Fico tranquilo por ele agora estar descansando. Esses últimos anos foi muito sofrido. Chico fará muita falta”

Alcione Mazzeo (ex-mulher de Chico e mãe do ator Bruno Mazzeo): "Chico, descanse em paz!! Obrigada por tudo o que proporcionou a quem teve a sorte de conviver e de trabalhar com vc e a todos que levou alegria com seu imensurável talento! A você, meu amor eterno!"

Renato Aragão: “Não só eu estou triste com a perda do Chico. O Brasil inteiro parou. Você sente no ar a tristeza de um país. O Chico me ajudou muito quando cheguei no Rio. Era um pai para qualquer comediante. Nossa geração está triste, mas agradecida por ter vivido a era Chico Anysio. Nós, humoristas, nos sentimos órfãos”

Preta Gil: “Em estado de choque, sou louca por Chico Anysio , meus sentimentos a toda a família, meu amigo Bruno, Cícero e @MalgadiPaula amo vocês!!”

Fernanda Paes Leme “RIP Chico Anysio! Guerreiro! Mestre! Força p/ a família!”

Serginho Groisman ‏
“Chico Anysio deixa vivo centenas de personagens . Fica em paz.”

Regina Casé “O conheci menina. Lembro dele com o meu pai fazendo scripts na máquina de escrever. Depois retomamos esse contato quando fiquei adulta e fiz um dos meus primeiros trabalhos na Globo. Eu fazia a Neide Taubaté e ele todos os entrevistados no ‘Chico Anysio Show’. Aprendi muito com ele. Acho que o Chico tem uma contribuição muito grande especialmente contra o preconceito aos nordestinos. Ele conseguiu atribuir uma dignidade ao nordestino, algo tão importante quanto o Lázaro Ramos ter interpretado um protagonista negro numa novela. Era um grande ator, que venceu inclusive o estereótipo que existia na época de que o humorista era uma coisa menor. Recentemente ganhei um presente dele quando o Chico já estava bem ruim no hospital. Eu estava assistindo ao ‘Fantástico’ e apareceu uma música composta por ele em que a letra falava sobre coisas que representavam o Rio de Janeiro. E ele me citava na letra. Chorei e fiquei emocionadíssima”.

Adriane Galisteu “O Brasil perde a graça... Chico Anysio suas historias seu talento e sua luta ficarão pra sempre! #RIPChicoAnysio”

Ana Hickmann “Passando pelo meu camarim escutei uma notícia muito triste: perdemos a maior referência do humor brasileiro. Chico Anysio foi, é e sempre será o Rei do humor genuinamente brasileiro!”

Marcelo Tas “Grande mestre se vai, sempre eterno gênio Chico Anysio!”

Felipe Andreoli “Chico Anysio, Bento Carneiro, Bozó, Alberto Roberto, Coalhada, Haroldo, Painho, Nazareno. Sentiremos falta de todos voces. Valeu Chico!”

Susana Vieira “Meu Deus! Que tristeza. Perdemos o maior ícone do humor da TV”

Daniele Suzuki: "@bmazzeo meu sincero abraço carinhoso e beijo no seu coração"

Ronaldo: “RT @adenor_tite: Às vezes, o humor perde a graça. #RIPChico”

Didi Wagner: "Chico Anysio, um dos maiores mestres do humor da TV Brasileira. #RIP Meus sentimentos para o querido @bmazzeo e familiares"

Marcos Mion "Obrigado Chico Anysio"

Marcelo Tas "Grande mestre se vai, sempre eterno gênio Chico Anysio!"

Amaury Jr. “Sem acreditar na triste notícia da "despedida" de Chico Anysio. Amigo querido, gênio do humor, patrimônio nacional”

José de Abreu

“Chico Anysio RIP. Fiz com ele alguns quadros... Stepan era o diretor. Ultima vez foi no Sítio do Pica Pau Amarelo”

Marco Pigossi

“Chico Anysio obrigado pela alegria que trouxe ao mundo! Vá com Deus!”

Hélio de la Peña “O Brasil ficou menos divertido”

Lucy Ramos “Morre, aos 80 anos, o grande humorista Chico Anysio. A quem eu tive o prazer de conhecer na novela 'Sinha Moça'”

Marcelo Médici “Chico Anysio, humorista, comediante... Mas pra mim, um dos maiores ATORES que o Brasil já teve. Parabéns pela linda trajetória mestre”

Juliana Alves “Chico! Obrigada pelas alegrias que nos deu... sua arte e seus ensinamentos ficam! Descanse em paz!... Você merece toda a paz...”

Dani Calabresa “Eu e @marceloadnet0 estamos muito tristes, adorávamos o Chico Anysio. Força pra família deste comediante que sempre nos alegrou”

Marcelo Adnet
"Valeu Chico Anysio! Você fez toda a diferença! Descansa em paz e deixa sua vasta e genial carreira pra gente ver e aprender!"

Dira Paes “Tive o grande prazer de atuar com o Chico Anysio e digo uma coisa. Morreu o MAIOR humorista que existiu no Brasil”

Jonatas Faro “O mestre do humor descansou! Vai em Paz!”

Gloria Perez “Triste, muito triste com a partida de Chico Anysio!”

Lucas Lima “Putz, Chico Anysio, mano. Foda”

Cristiana Oliveira “Perda irreparável. LUTO!”

Jô Soares "O Chico era um ídolo nacional e morreu na mesma circunstância que Tancredo Neves no meio de muita agonia. Nessa hora é só esperar que ele não tenho sofrido muito. Chico Anysio foi um dos maiores atores, criadores. Ele me ensinou muito. É uma morte que deixa o país inteiro triste".

Ziraldo: “Ele era um homem maravilhoso, generoso! É uma grande perda”.

Paulo Gustavo: "Chico Anysio foi o maior Humorista desse pais!!! Poxa Chico..dessa vez não teve graça!!! Vai com deus !!!"

Ed Motta ‏ "Descanse em paz mestre Chico Anysio, artista genial"

Rafael Cortez: "Chico Anysio era 1 Deus do humor. E ainda recebia bem e atenciosamente os aprendizes da nova geracao, como nos do CQC c/ nossas entrevistas".
Cássio Reis

"Grande mestre, multi-artista de talento inigualável... Sentimentos à família do inesquecível Chico Anysio".

Gloria Pires ‏ "Meu carinho e respeito a Chico Anísio, que hoje foi com sua alegria e talento, para o céu".

Fatima Bernardes
"Que triste. Um gênio se foi. #saudade chico anysio"

Renata Domínguez "Descanse em paz Chico. Vc cumpriu sua missão aqui com excelência! Vai deixar saudades..."

Sérgio Mallandro “Meu coração hoje está triste porque perdemos uma das nossas referencias do humor. Eu tive o prazer de estudar na maior escolinha do Brasil. Com certeza todos que conheceram o Chico sabem o quanto ele foi amigo dos amigos. Não só um grande humorista como um tremendo bom caráter. Chico nunca ninguém vai te esquecer, você é o cara. Obrigado pelas aulas na sua escolinha"

Alexandre Nero "Lamento a morte de Chico Anysio. Cuidemos do HUMOR, antes que ele siga o mestre".
Britto Jr.
“Chico Anysio sabia utilizar como poucos uma virtude: Ele sabia ouvir. Prestava atenção nas pessoas simples. E assim criou seus personagens”

Oscar Filho “Chico Anysio está no inconsciente da maioria dos brasileiros da melhor forma possível: com alegria!!!”

Fernanda Souza: “Muito triste pelo falecimento do Chico. Força pra Malga, pro Bruno e todos seus familiares.... Que Deus traga paz a ele e ao coração de você! Na minha humilde opinião, Chico foi o maior "criador" de personagens... Fico encantada c a sua capacidade de se transformar. Ele fez a gente acreditar q cada personagem que ele criou existia! Obrigada, Chico, pela sua obra, pelas risadas e pela inspiração! Te amo”.

Márcio Garcia “Luto por um grande nome da historia da Tv brasileira. Chico Anysio, vá em paz ...”

*CLIQUE EM CIMA IMAGEM PARA AMPLIAR

0 comentários:

Postar um comentário