BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

terça-feira, 27 de março de 2012

Semana Teixeira e Sousa: Roberto da Matta traça perfil da sociedade brasileira...

*CLIQUE EM CIMA IMAGEM PARA AMPLIAR
*CLIQUE EM CIMA IMAGEM PARA AMPLIAR
Terceiro palestrante da Semana Teixeira e Sousa, o antropólogo Roberto da Matta esteve em Cabo Frio, no Charitas, para ministrar o tema: “O que faz o ‘brasil’, Brasil?”. Divertido e engraçado, Da Matta falou sobre a trajetória social do país.
De início, após assistir ao vídeo de apresentação de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa, Roberto da Matta falou sobre o autor cabofriense: “fico feliz por estar aqui e conhecer esse escritor mulato, que tratou do assunto da escravidão com tamanha propriedade, inclusive até mais que Machado de Assis”, elogiou.

Sobre a sociedade brasileira, “aristocrática até hoje, mesmo se achando popular”, citou o fato das influências da escravidão no Brasil, “esse é o tema central de nossa história”, classificou. Falou também sobre o fato da sociedade brasileira não ser igualitária: “devido a isso, vivemos atrás de grades”, disse ele, referindo-se à insegurança nacional:

- O que divide o Brasil são as questões sociais. Vejo na sociedade a ausência da educação, mas de uma educação que promova a igualdade, o respeito ao outro – completou.

Ainda sobre a sociedade brasileira, destacou a doação de seus componentes:

- O abraço amigo é brasileiro; é uma forma de desapego, de se entregar ao outro, característicos de nossa gente – afirmou Da Matta que respondeu também às perguntas dos presentes.

*CLIQUE EM CIMA IMAGEM PARA AMPLIAR~
Inauguração em Tamoios – Foi inaugurado, na Biblioteca Municipal de Tamoios, o busto de madeira de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa. A solenidade aconteceu na sexta-feira, dia 23, com a presença do Secretário de Cultura José Correia, do Subsecretário da pasta, João Félix, da diretora da biblioteca local, Lia Silva, e do escultor, autor do busto, Gilmário Santana. A inauguração foi encerrada com a encenação do esquete “Causos de Cabo Frio”, pelo ator Yuri Vasconcellos, com direção de Meri Damaceno.

Fonte: Viviane Teixeira

0 comentários:

Postar um comentário