BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 18 de março de 2013

Arraial do Cabo realiza a primeira pesquisa de alimentação funcional



 
As Secretarias de Educação e de Saúde de Arraial do Cabo, juntamente com o Governo Federal, estão realizando o projeto Saúde na Escola na rede pública municipal de ensino. A ação tem a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os alunos com idade entre 10 e 19 anos são avaliados para que um levantamento da situação cardiovascular dos adolescentes seja realizado.

Uma equipe composta por uma nutricionista da UFRJ, Larissa Almenara Silva dos Santos, e por sete técnicas de enfermagem dos postos de saúde da família vão percorrer oito escolas, incluindo os distritos de Monte Alto e Figueira.“Acho esse projeto muito interessante, até porque não temos conhecimento desses exames, não damos importância”, disse a aluna July Vidal da Silva, da E.M. Francisco Porto de Aguiar, de 16 anos.

De acordo com Larissa Almenara, uma pesquisa de doutorado está analisando os efeitos da farinha de semente de abóbora, que deverá ser incluída na alimentação dos alunos para diminuir taxas de colesterol e glicemia.“Aqui em Arraial do Cabo, temos um alto índice de diabéticos e hipertensos, já nesta faixa etária. Já é preconizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia que seja feita uma intervenção o quanto antes, para que esses fatores de risco sejam minimizados na fase adulta”, explicou Larissa.

Na primeira parte da avaliação, os adolescentes estão sendo pesados e medidos, além de responderem a um questionário. Posteriormente, exames de sangue serão realizados. O projeto será intensificado durante um ano no município.

Fonte: ASCOM

0 comentários:

Postar um comentário