BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quarta-feira, 27 de março de 2013

Cabo Frio: Diversidade Cultural foi a marca da XXIII Semana Teixeira e Sousa

 
 
Variedade. Música, dança, poesia, arte e história. Muita história. Assim podemos definir a XXIII Semana Teixeira e Sousa, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Cabo Frio, que abraçou uma diversidade de elementos para homenagear um de seus filhos mais ilustres, pioneiro do romance no Brasil, Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa. O autor entrou para o cenário nacional com o livro "O Filho do Pescador", publicado pela primeira vez em 1843.




A Semana, que começou no dia 18 com atrações extras que integraram o evento – como o Ciclo de Leitura sobre o escritor uruguaio Eduardo Galeano, o Curso de Literatura Afro e o Seminário de Literatura e Contemporaneidade Afrobrasileira, além da Feira de Livros & Contos - trouxe para moradores e visitantes grande efervescência cultural que culminou no domingo (24) com a entrega da Comenda Teixeira e Sousa.




 – O grande valor da Semana, além de homenagear Teixeira e Sousa, é fazer com que os artistas locais também tenham espaço e que as pessoas tenham mais acesso às manifestações culturais. As apresentações foram prestigiadas pelo público e isso recompensa o esforço de todos da organização – disse o Secretário de Cultura José Facury.
       



Este ano a inovação da comenda ficou por conta da votação popular que escolheu o segundo homenageado com o título, e a vencedora foi a historiadora e pesquisadora Meri Damaceno, com 88 votos, grande incentivadora da valorização da história de Cabo Frio. O escritor Célio Guimarães foi o selecionado pela Secretaria de Cultura para receber a comenda.




 – Recebi esta honra e devo isto aos cabofrienses, então quero dividí-la com todas as pessoas que contribuíram para o que eu sou hoje – disse Meri Damaceno, citando personalidades como a artista Amena Mayal, o historiador Márcio Werneck, a historiadora Rose Fernandes e o secretário de Cultura, José Facury.




 A XXIII Semana Teixeira e Sousa contou ainda com apresentações de alunos da rede municipal de ensino de Cabo Frio, como da Escola Nilo Batista, e de danças como capoeira. Além disso, desde o dia 24 de fevereiro, a Feira de Livros & Contos com tendas na Praça Porto Rocha, São Cristóvão, Tamoios e na Praça do Teatro Municipal, integraram as comemorações à Teixeira e Sousa. O encerramento da Semana, no domingo (24) foi embalado pelo som do grupo Tambores Urbanos.
 



Programação se estende para Tamoios pela primeira vez

Outra novidade deste ano foi a programação também em tamoios que contou com diversas apresentações de dança, como ballet, jazz, zouk, capoeira, maculelê, roda de samba, street dance, além de instrumental de guitarra e violão. A homenagem no Segundo Distrito contou ainda com exposições diversas ao longo de toda a programação.

Outra marca da Semana foi a apresentação de diversos artistas da terra, como o poeta Jiddu Saldanha, a banda Santa Helena, Tambores Urbanos e Bicicleta Funana, cantor e compositor Paulinho KZ; grupo AnimaSamba; escritor Rodrigo Poeta e Bruno Peixoto; poeta e ator Mano Melo; músico Mazinho Senos, luthier Jhonny Almeida, o ator Ítalo Luiz Moreira, o poeta e professor Maurício Cardozo, o poeta Artur Gomes, a Dra. em Literatura Hebe Cristina e a escritora Nilma Accioli

Participaram ainda o jornalista, músico e poeta pernambucano Anand Rao, o jornalista do Globo e da revista Raça Uelinton Farias, a escritora Nina Silva, o ator Tonico Pereira, o “Mendonça” do seriado global “A Grande Família” e a atriz Zezeh Barbosa, a Tia Jurema da novela última novela das seis “Lado a Lado”, além de.


Votação dos Indicados da Comenda Teixeira e Sousa

Meri Damaceno (pesquisadora/escritora) – 88 votos

Clarêncio Rodrigues (teatro de bonecos Sorriso Feliz) – 47 votos

Reinaldo Caó (artista plástico) – 38

Rui Capdeville (maestro) – 21

Yone Nogueira (professora) – 14

Silvana Lima (atriz) – 8 votos

Eraldo Maia (poeta) – 3 votos

Ricardo Carmo (pesquisador) – 3 votos

Warley Sobroza (colecionador e fotógrafo) – 2 votos
 
 
Fonte: Nicia Carvalho/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário