São COSME, São DAMIÃO e Doum: UMA COMEMORAÇÃO BRASILEIRA ÚNICA...
Distribuir doces e guloseimas para as crianças nas ruas não é exclusivo do Halloween. O dia de Cosme e Damião, um encontro religioso comemorado em todo o Brasil, marca o dia em que as crianças saem às ruas para receber pequenos sacos de papel cheios de doces! O dia dos santos Cosme e Damião é comemorado no dia 26 de Setembro para a religião Católica e no dia 27 de Setembro para o Candomblé.
DIA DE COSME E DAMIÃO
Essa tradição tem origem nas religiões afro-brasileiras. No período colonial do Brasil, os escravos africanos procuravam associar suas divindades de Orixas a santos católicos, a fim de evitar perseguições em suas celebrações e adorações.
Portanto, São Cosme e Damião, mártires da fé católica e padroeira dos médicos, foram escolhidos como proxy dos Ibejis, os orixás gêmeos que protegem as crianças na tradição do candomblé e da umbanda.
RELIGIÃO CATÓLICA E RELIGIÕES AFRICANAS
Nas religiões africanas, os Ibejis são irmão e irmã gêmeos, descendentes de Xangô e Iansã. Tradicionalmente, eles eram celebrados por esses seguidores da religião através da culinária do “caruru”, um prato à base de camarão que era distribuído às crianças da comunidade. Essa tradição se tornou a raiz dos folhetos de doces de hoje.
Apesar de fazer parte das tradições afro-brasileiras, com o passar do tempo, os católicos brasileiros também começaram a atribuir a proteção das crianças a Santos Cosmas e Damian e se uniram à tradição como uma forma de prestar homenagem aos santos que fizeram suas orações.
No candomblé e na umbanda
Os santos também são celebrados por religiões de matrizes africanas, como candomblé, umbanda, batuque e xangô do nordeste. Nessas religiões eles são associados aos ibejis, orixás gêmeos, amigos das crianças e que são conhecidos por trazer bem-estar, desfazer feitiços e curar enfermidades.
Os ibejis gostam de doces, e é em homenagem a eles que em alguns lugares do Brasil se distribui saquinhos com balas, pirulitos e outras guloseimas às crianças.
Na Bahia, a tradição é preparar um caruru para os santos, servir para as crianças e então comer. O caruru é um cozido de quiabo, que costuma acompanhar o acarajé e o abará. Na receita do caruru vai quiabo, camarão seco, castanha de caju, amendoim, gengibre, óleo de dendê e é uma delícia!
0 comentários:
Postar um comentário