BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

segunda-feira, 22 de abril de 2013

22 de abril - Dia da Terra

DIA DA TERRA

O Dia da Terra 2013 - ou, oficialmente, Dia Internacional da Mãe Terra - é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para m...
arcar a responsabilidade coletiva, com o objetivo de promover a harmonia com a natureza e a Terra e alcançar equilíbrio entre economia, sociedade e ambiente.

O Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nos ensina que "O Dia Internacional da Mãe Terra é uma chance de reafirmar nossa responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza em um tempo em que nosso planeta está sob ameaça da mudança climática, exploração insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem. Quando nós ameaçamos nosso planeta, minamos nossa própria casa - e nossa sobrevivência no futuro."

Aqui em Búzios, nós da SEMAPS consideramos que TODOS OS DIAS são DIA DA TERRA. E contamos com todos os buzianos para que, num esforço conjunto, tornemos ainda mais linda a nossa Búzios. Com tal empenho, certamente teremos mais qualidade de vida e a comunidade buziana será mais próspera e feliz.
 
Vamos conservar nosso planeta!
O dia Mundial da Terra é comemorado no
dia 22 de abril. A data surgiu nos Estados Unidos na década de 70 quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro
protesto nacional contra a poluição. Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data.

Aproveite esta época para fazer alguma coisa boa para o planeta mãe Terra, como plantar uma muda, convocar os amigos
para ajudar a coletar o lixo da praça ou parque que você frequenta, colocar lixeiras perto dos rios para evitar lixo nos córregos
e muito mais pode ser feito. O importante é passar a mensagem da importância de cuidar do nosso planeta, afinal esta é a nossa casa.

Por coincidência hoje também celebramos o descobrimento do Brasil, quando os portugueses desembarcaram em terra tiveram o primeiro contato com os índios. Os portugueses estranharam muitos dos hábitos indígenas como o fato de andarem nus! Já que o calor do clima tropical é intenso as peças utilizadas funcionavam mais como adornos, o que contrastou muito com as roupas pesadas dos europeus devido ao clima mais frio e ameno.

Apesar do choque entre culturas, os índios ensinaram muito aos europeus. Os índios viviam e vivem em harmonia com a natureza, respeitam a mata, valorizam os bichos e são profundo conhecedores da flora onde vivem, inclusive utilizam como medicamentos diversos tipos de plantas.

Que tal aprendermos um pouco mais sobre os índios brasileiros tenho certeza que encontraremos dicas de como cuidar melhor da nossa Mãe Terra!

0 comentários:

Postar um comentário