BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Cabo Frio: Vacinação contra a gripe começa hoje

 
 
Começa nesta segunda-feira, dia 15, em todo o Brasil a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Neste ano, o período de vacinação ocorre entre 15 a 26 de abril, sendo o sábado, 20 de abril, o dia de mobilização nacional. Em Cabo Frio, a meta da Secretaria de Saúde é vacinar 32 mil pessoas, o equivalente a 80% do grupo prioritário: idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde. Também receberão a vacina mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e os doentes crônicos precisam apresentar prescrição médica para receber a dose da vacina em um dos 34 postos de saúde do município.
- A novidade da campanha é que, este ano, fazem parte do público prioritário mulheres no período de até 45 dias após o parto e os doentes crônicos. A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito, alerta a coordenadora de imunização, Patrícia da Costa Freitas.
SEGURANÇA - O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe. Para tanto, serão distribuídas cerca de 35 mil doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
- A vacina da influenza tem a imunidade curta, de nove a doze meses. Depois de vacinadas, as pessoas estarão protegidas a partir de 15 dias. Quem foi vacinado no ano passado, precisa tomar a dose novamente, orienta Patrícia.
Os postos de saúde irão funcionar normalmente de 8h às 17h, inclusive no sábado, dia da mobilização nacional. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
 
Fonte: Alexandra de Oliveira/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário