BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Saquarema: Sarau comemora 156 anos de Alberto de Oliveira


 
Os 156 anos de nascimento do poeta Alberto de Oliveira foram comemorados com um sarau no dia 28/04, na Casa de Cultura Walmir Ayala, em Saquarema, reunindo poetas, escritores, artistas plásticos, estudantes e professores numa confraternização que teve a poesia como anfitriã. O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Poesia Alberto de Oliveira, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através da Subsecretaria de Cultura. [VEJA AS FOTOS]
 
Nascido em Saquarema em 1857, Alberto de Oliveira foi um dos mais representativos poetas do parnasianismo brasileiro e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Apesar de sua importância, sua cidade natal ainda deixa a desejar no resgate de sua memória. Até o pequeno monumento feito em sua homenagem, nas proximidades da ponte Darci Bravo, sofreu com o vandalismo, tendo desaparecido a placa alusiva ao poeta. "Alberto de Oliveira viveu muito, mas também foi muito esquecido em sua terra natal", lembrou o poeta e vereador Chico Peres durante o evento.
 
Para a subsecretária de Cultura, Dione Fernandes, eventos como esse são importantes agregadores para a construção da identidade do município. "Devemos buscar nossa identidade cultural para desenvolver o município de forma integral", disse.
O evento contou com leituras de poemas do autor parnasiano e de alguns poetas presentes, além de depoimentos dos participantes sobre sua relação com a poesia e a cultura em geral.

Fonte:  Camilo Mota

0 comentários:

Postar um comentário