O Dia Nacional da Poesia é comemorado oficialmente em 31 de outubro no Brasil.
A data foi criada em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos principais nomes da literatura brasileira.
O Dia Nacional da Poesia foi oficializado através da Lei nº 13.131, de 3 de junho de 2015, por sugestão do senador Álvaro Dias do PSDB do Paraná.
O dia 31 de outubro remete à data de nascimento de Drummond de Andrade, conhecido por ser um dos principais nomes da Segunda Geração do Modernismo brasileiro. A data, além de homenagear os poetas em geral, também serve para lembrar da riqueza e importância cultural que a arte poética representa.
Você sabia que no dia 20 de outubro foi comemorado o Dia do poeta?
Aproveite as nossas dicas para atualizar sua leitura: Verão: livros imperdíveis para as férias.
Atividades para o Dia Nacional da Poesia
O Dia Nacional da Poesia é normalmente celebrado em bibliotecas, escolas e diversos outros espaços culturais, em eventos onde a declamação de poemas é normalmente privilegiada.
Então, para o Dia Nacional da Poesia, nada melhor do que libertar a criatividade e escrever muitas poesias para seus amigos e familiares.
Outra sugestão de atividade para o Dia da Poesia é fazer um sarau com as poesias e poemas favoritos de seus amigos. Faça uma festa, reúna todo mundo e convide para que cada pessoa recite as suas obras preferidas.
No Pensador você encontra os poemas e poesias dos principais autores da literatura nacional e mundial!
14 de março também é dia Nacional da poesia?
Antes da aprovação da lei que institui o Dia Nacional da Poesia oficialmente em 31 de outubro, esta data costumava ser celebrada em 14 de março, em caráter não-oficial, desde 1977.
Neste caso, a escolha do dia 14 de março foi em homenagem ao escritor Castro Alves, nascido nesta data em 1847. No entanto, o projeto de lei que previa o Dia Nacional da Poesia em 14 de março foi arquivado e nunca oficializado.
Para saber sobre personalidades essenciais da poesia nacional, leia: Poetas super importantes da literatura brasileira.
0 comentários:
Postar um comentário