BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Congresso Europeu de Cariologia será realizado em Cabo Frio


A 59ª edição do Congresso Europeu de Cariologia, o ORCA 2012, será realizada em Cabo Frio, entre os dias 26 e 30 de junho, com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Turismo. Pela primeira vez o evento acontecerá na América Latina. A escolha do Brasil se deu pela relevância da pesquisa brasileira na prevenção da cárie, fato que o país vem demonstrando e publicando, inclusive no exterior.

O evento será presidido pela cirurgiã-dentista e pesquisadora brasileira Sonia Groisman, pós-graduada em Cariologia e Periodontia pela Universidade de Lund (Suécia) e professora associada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FO/UFRJ), que declarou:

- A opção por Cabo Frio para sediar o evento deve-se à beleza natural da cidade, que possui praias maravilhosas, e por sua riqueza em monumentos históricos do período da colonização, o que encanta o europeu e agrega valor ao Congresso.

O 59º Congresso Europeu de Cariologia é um importante evento científico de pesquisa clínica em odontologia, com aplicabilidades voltadas para a clínica. Durante cinco dias, os congressistas compartilharão experiências com colegas e importantes professores de todo o mundo.

- Receberemos 300 congressistas, em sua maioria europeus, e, ainda, brasileiros de diversos estados que terão a oportunidade de compartilhar suas experiências, aprofundando os conhecimentos científicos. Os participantes também visitarão nossos atrativos turísticos, vivenciando nossa rica história, numa perfeita harmonia entre o trabalho e o lazer – afirmou Paulo Massa, Secretário de Turismo de Cabo Frio.

Dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil bebês de 18 a 36 meses têm, em média, um dente cariado. Na região sudeste do país a ocorrência de cárie é de 31 a 39%, enquanto no nordeste pode atingir 97%. Esta situação pode ser prevenida com cuidados odontológicos voltados à mãe e ao filho.

Este e outros temas serão apresentados no maior Congresso internacional de pesquisa em Cariologia, o ORCA 2012. Dentre outros aspectos serão apresentados estudos de causas, formas de tratamento e possibilidades de prevenção da cárie dental e fatores correlatos.

O evento está sendo realizado pela TROPIC Produções e Eventos e pela dentistas.com.br com o apoio do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro, da Faculdade de Odontologia/UFRJ e da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, visando disponibilizar ao cirurgião-dentista conhecimento das pesquisas clínicas e científicas para sua atuação diária, assim como subsidiar novas pesquisas e acontecerá logo após o Congresso IADR no Rio de Janeiro 2012, tendo o inglês como língua oficial.

Outras informações: TROPIC Produções e Eventos - (22) 2646
 
Fonte: Eliane Ribeiro/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário