Bandeirinhas, lampiões e balões são produtos típicos que não podem faltar nas festas juninas, mas é preciso estar atento aos cuidados na hora de colocar os enfeites. A Ampla alerta sobre os riscos da decoração nas ruas em locais próximos à rede elétrica. A distância mínima de segurança que esses enfeites devem estar da fiação é de dois metros.
É importante ressaltar que barbantes, cordas e outros acessórios jamais devem ser amarrados nos fios, pois há risco de descargas elétricas que podem provocar queimaduras graves e até a morte. A orientação vale também para a montagem de palanques ou carros de som.
Da mesma forma, os balões também representam perigo, uma vez que ao caírem sobre os fios, podem causar curtos circuitos, acidentes com a população e transtornos com a interrupção do fornecimento de energia elétrica.
O que antes era considerado uma brincadeira hoje é crime. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, de fevereiro de 1998, não somente soltar balões agora é crime, como também fabricar, vender ou transportar. A pena prevista é de um a três anos de detenção ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Vale ressaltar que caso a rede energia elétrica seja afetada pela queda de balões, não se deve tentar mexer em qualquer componente da rede elétrica, como a fiação aérea, por exemplo.
Fonte: Jornal O Cidadão
0 comentários:
Postar um comentário