BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Paróquia de São Pedro realiza uma grande festa católica em homenagem ao santo padroeiro da cidade de São Pedro da Aldeia.

Clique para ampliar


Com o apoio da Prefeitura, a Paróquia de São Pedro realiza uma grande festa católica em homenagem ao santo padroeiro da cidade, São Pedro. O evento tem início nesta quarta-feira (20) e se estende até o dia 01 de julho. Shows artísticos com convidados especiais, quadrilhas, quermesses, missas, novenas, procissões e noites de culinárias temáticas fazem parte da programação festiva.


De acordo com o padre Helcimar Sardinha, o evento marca um momento de tradição e devoção na cidade. “Há quase 400 anos os aldeenses se reúnem no mês de junho para saudar, com reverência e fervor, o padroeiro da cidade, São Pedro. Nascida debaixo do patrocínio do Príncipe dos Apóstolos, São Pedro da Aldeia tem uma marca profundamente católica”, declarou o pároco, que aproveitou para convidar toda a população para a grande festa. “Este ano, católicos e não católicos, crentes e não crentes seguem, antes de tudo, a tradição secular de estar no coração da cidade para festejar esse evento tão importante: o pedido da benção de Deus para o nosso povo”, finalizou.


Do dia 20 até o dia 28 de junho será realizada, na Igreja Matriz, a Novena de São Pedro. Durante esse período haverá reza do santo terço às 19h e missas às 19:30h. A parte festiva tem início no dia 23 e 24 de junho, sábado e domingo, com quermesse e apresentação das tradicionais quadrilhas após as missas. Este ano, a novidade são as noites de culinárias temáticas: 20/06 – Italiana, 21/06 – Americana, 22/06 – Nordestina, 25/06 – Mineira, 26/06 – Árabe, 27/06 – Portuguesa e 28/06 – Gaúcha.


Procissão Marítima

No dia 29 de junho, feriado municipal pelo dia de São Pedro, haverá programação durante todo o dia. Às 8h, haverá a missa dos devotos e benção da saúde. Em seguida, às 10h, missa solene com Canto Gregoriano. Logo após, às 11:30h, haverá a benção dos veículos, seguida pelo almoço festivo com peixe e camarão, marcado para as 12h. Já às 15h, será realizada a benção dos barcos e a tradicional procissão marítima saindo da Capela do Porto, na praia da Pitória, em direção ao centro da cidade. Em seguida, às 16:30h, haverá a procissão terrestre com saída da Praça Hermógenes Freire da Costa até a praia do centro e, às 18h, missa campal e solene. Encerrando a noite, a banda Haguidéni se apresentará para o público de fiéis às 21h.



A Banda Haguidéni será uma das atrações da Festa de São Pedro (Foto: site banda)

A festa de São Pedro ainda continua no dia 30 de junho com o show do Padre Ricardo Whyte, que contará com a abertura do cantor Sandro de Andrade, às 21h. Já o show de encerramento do evento, no dia 01 de julho, será comandado pelo grupo Frutos de Medjugorje, às 20h.



0 comentários:

Postar um comentário