BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cabo Frio: Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de formatura do PROERD


Os alunos da rede municipal de ensino de Cabo Frio participaram na manhã desta quinta-feira, dia 5, da formatura do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas. O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o 25º Batalhão de Polícia Militar, que desenvolve ações de conscientização ao uso de drogas e violência. A cerimônia começou por volta das 9h, na Associação Atlética Cabofriense, e contou com a presença da Vice-Prefeita de Cabo Frio, Delma Jardim, representando o Prefeito Marcos da Rocha Mendes; da Secretária Municipal de Educação, Laura Barreto; de representantes da Polícia Militar; do Corpo de Bombeiros; além de alunos de dez escolas municipais e familiares.
 
 

 
O PROERD tem por objetivo prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, como também ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para o uso de drogas e a prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. Durante a cerimônia foram entregues aos alunos de nove a 11 anos os certificados de participação no programa. Para Delma Jardim, a iniciativa é motivo de orgulho.
 

- O programa de conscientização é fundamental para a formação moral das crianças. Elas são o futuro do nosso país e ao participar das palestras estarão preparadas para se tornar cidadãos melhores e excelentes profissionais na carreira que desejarem. Sinto-me honrada em participar de algo transformador para os nossos alunos e incentivo a continuidade do PROERD na rede municipal de ensino - disse a Vice-Prefeita.
 
 
 
 
A Secretária de Educação de Cabo Frio, Laura Barreto, também não poupou elogios ao programa e aos alunos.

- A parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria de Educação apresenta uma nova linguagem na política de prevenção às drogas e à violência. Ao desenvolver atividades na escola, estimulamos as crianças a refletir e estar preparadas para dizer não ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Quero ressaltar que a mudança não acontece somente com os estudantes, mas também com os pais das crianças, que se interessam, aprendem e confiam no trabalho - contou.

Para Klayton Azevedo, cabo da PM e um dos instrutores do PROERD, a ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e familiares faz a diferença no combate às drogas.

- A parceria representa um avanço na estratégia de combate às drogas. As crianças assumem o compromisso diante dos policiais militares e das famílias. Outro ponto positivo é a relação entre a corporação e a comunidade, pois se cria uma visão social do trabalho da polícia militar. No segundo semestre haverá uma nova formatura e continuaremos com o trabalho preventivo na educação - destacou o cabo da PM.

Na manhã desta quinta-feira receberam os certificados os alunos das seguintes escolas: E. M. Luiz Lindenberg, E. M. Maestro Rui Capdeville, E. M. Antônio da Cunha Azevedo, E. M. Robinson Carvalho de Azevedo, E. M. Santos Anjos Custódios, E. M. Prof. Zélio Jotha, E. M. Prof.ª Elicéa da Silveira, E. M. do Peró, E. M. Prof. Oswaldo Santa Rosa e E. M. José Bonifácio Ferreira Novellino.

O PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

Fonte: Carolina Barreto/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário