BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cabo Frio: Censc Mulher apresenta exposição “Amamentar é Prevenir”



Reforçar os benefícios da amamentação tanto para o bebê quanto para a mãe. Este é o objetivo da exposição fotográfica “Amamentar é Prevenir”, do Centro de Saúde e Cultura da Mulher (Censc), órgão ligado à Secretaria de Saúde de Cabo Frio. A abertura da mostra, que faz parte do projeto “É + Cult Amamentar”, acontece na terça-feira, dia 7 de agosto, a partir das 17h, no Espaço Cultural da Câmara.

A exposição, fruto da união da temática da amamentação com a prevenção do câncer de mama, reúne fotos de pacientes do Hospital Municipal da Mulher (HMM) atendidas no Censc. A mostra fará um circuito nos espaços culturais da cidade, em dias e horários ainda a serem definidos, e se estenderá até a comemoração do Outubro Rosa de prevenção contra o câncer de mama.

Segundo a musicoterapeuta Susiane Borges, um dos benefícios da amamentação para a saúde da mulher é a diminuição do risco de câncer de mama, útero e ovário e, além de informar, a exposição revela a beleza do ato de amamentar.

- Nosso objetivo é ressaltar como é importante a amamentação. É uma questão vital de saúde. Além disso, as imagens evidenciam a beleza das “madonas” de nossa cidade e também a poética das mamas de mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama – destaca Susiane, acrescentando que as imagens foram produzidas pelo fotógrafo Flávio Pettinichi.

Segundo Susiane, além de destacar a importância da amamentação como instrumento de prevenção de algumas doenças típicas da mulher, a exposição ressalta, também, a cooperação e integração de duas ações relevantes na construção e fomento de políticas públicas para a mulher.

Para ela, a parceria entre o município, por meio do Censc Mulher; do Estado, por meio da Secretaria Cultura; do Governo Federal com Ministério da Cultura/Projeto Ponto de Cultura e a sociedade civil representada pelo projeto Se Toca Cabo Frio e Amigas da Mama unem forças em prol da cidadania.

- Estas parcerias são fundamentais para que a saúde pública alcance o objetivo de chegar a todos e de termos cidadãs mais saudáveis – disse Susiane, informando que a parceria do Censc com o Se Toca acontece há dois anos através da participação no Outubro Rosa com o Coral da Vida (Censc/HMM).

Além do primeiro distrito, o Censc Mulher levará a exposição “Amamentar é Prevenir” para temporada no Jardim Esperança, Tamoios e Arraial do Cabo, em dias e horários ainda a serem definidos.
Serviço:
 
Abertura
 
Local: Espaço Cultural da Câmara de Vereadores de Cabo Frio
Data: 7 de agosto
Horário: 17h.
 
A partir de quarta-feira, dia 8: diariamente, das 14h às 18h, até o dia 31 de agosto.

Fonte: Nicia Carvalho/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário