ACESSIBILIDADE - ITEM DO PLANO DE GOVERNO DE ALAIR CORRÊA - VALORIZAÇÃO DA VIDA
Analisando o plano de governo de Alair Corrêa como um todo, vemos que o foco principal no geral é a valorização da vida. Todas as áreas terão como principal objetivo proporcionar uma vida mais digna ao cidadão.
Neste sentido, há o principal e mais amplo projeto de Alair (Setorização da Dignidade) e outros projetos sociais, já comentados aqui neste blog no link http://www.carpediemluciana.com/2012/07/plano-de-governo-de-alair-correa.html , e também projetos e ações visando a acessibilidade.
A garantia de acessibilidade aos deficientes e pessoas com dificuldades de locomoção é algo que vem crescendo em todo o mundo, principalmente nos países mais desenvolvidos. No Brasil, há muitos grupos organizados divulgando e ajudando na conscientização sobre o assunto. O poder público muito vagarosamente vem tomando algumas medidas, mas a situação geral ainda deixa muito a desejar, principalmente para os deficientes visuais e auditivos.
Em Cabo Frio não é diferente. Poucas medidas foram tomadas para tornar a cidade acessível.
E, algumas medidas implantadas, como rampas para facilitar a descida do passeio para atravessar as ruas, são prejudicadas pela falta de consciência das próprias pessoas que, muitas vezes, estacionam seus carros fechando a rampa de acesso. É um assunto que envolve participação do poder público através de implementação de medidas que possam tornar a cidade realmente acessível, e através de trabalho de conscientização das pessoas sobre a importância de respeitar os acessos e locais demarcados.
Abaixo seguem as propostas sobre acessibilidade:
Abaixo seguem as propostas sobre acessibilidade:
PROJETOS E AÇÕES:
Implantação de políticas públicas visando inserir os portadores de deficiências de mobilidade dentro das normas internacionais, visando a adequação da cidade para atender aos moradores com dificuldades na mobilidade e ao setor de turismo e cidadania.
Acessibilidade - Garantir o acesso de todos aos recursos, direitos e serviços básicos, necessários à participação na sociedade, combatendo todas as discriminações conducentes à exclusão. A acessibilidade é um direito constitucional e iremos garantir a transformação da cidade dentro dos padrões técnicos para sua implantação.
Inclusão social - Garantir a inclusão social ativa de todos, por meio da promoção de ampla participação no mercado, no sistema educacional, na cultura, no lazer e no desporto.
Defesa de direitos - Garantir que as políticas de defesa de direitos e de inclusão social sejam bem geridas e contem com o envolvimento de todas as instâncias do governo e agentes pertinentes
Empregabilidade - inclusão pelo trabalho no mercado convencional, por meio dos mecanismos de geração de renda;
Acesso Igualitário e Universal - acesso a sistemas, produtos e serviços de habitação, cultura, educação, saúde e transporte com garantia de usabilidade;
Tecnologias - desenvolvimento de tecnologias com ênfase na vida independente, independência funcional e interação social.
Praia acessível - Implantar programas de auxílio à acessibilidade do deficiente de mobilidade, visando permitir a integração no meio social igualitariamente.
Fonte: Luciana G. Rugani
0 comentários:
Postar um comentário