BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Começa nesta sexta-feira, dia 17, a II Semana Fluminense de Patrimônio



Começa nesta sexta-feira, dia 17 de agosto, às 9h, no Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (MART), a II Semana Fluminense de Patrimônio, que acontece, simultaneamente, nos municípios de Cabo Frio – cidade escolhida para sediar o evento - Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia. A programação da Semana acontecerá nos dia 17, 20, 21, 22 e 23, sendo que em Cabo Frio a programação acontecerá nos dias 17 (sexta-feira) e 21 (terça-feira).




O município foi escolhido como sede da abertura da Semana Fluminense de Patrimônio pela riqueza das manifestações culturais tradicionais e pela importância da cidade no contexto da formação da identidade cultural municipal e nacional.



Em Cabo Frio, a Semana Fluminense do Patrimônio tem como um de seus organizadores a Secretaria Municipal de Cultura, além do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, da Casa de Oswaldo Cruz e da Fundação Casa de Rui Barbosa, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro, e dos museus de Astronomia e Ciências Afins, do Meio Ambiente e Nacional.




O evento, que inclui debates e ações culturais gratuitas, tem como objetivos promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense, fortalecer a memória e identidade do município e do Estado, contribuir para a preservação dos acervos culturais e cooperar para a valorização e o respeito à diversidade ambiental, cultural, social, étnica e religiosa do Rio de Janeiro.




Instituições de ensino, culturais, governamentais e científicas, bem como grupos e pessoas físicas que integram manifestações culturais de todo o Estado, podem inscrever atividades e eventos na programação da Semana. A ideia é que cada município desenvolva ações voltadas à divulgação dos acervos e à valorização da identidade e memória local.




A Secretaria de Cultura de Cabo Frio convidou o grupo de folclore Reis de Boi e a Dança de Roda Lundu, representativos de manifestações culturais da cidade. Eles se apresentarão no dia 17, sexta-feira, a partir das 17h30, em frente à Casa Scliar. A Secretaria de Cultura também disponibilizou transporte para os mestres de cultura popular cabofrienses se apresentarem em outros municípios.




Encontro com os Mestres Sabedores da Cultura Popular – Cabo Frio: A proposta “Encontros com os Mestres Sabedores da Cultura Popular” tem como pressupostos o diálogo aberto, construtivo e interativo entre distintos “sabedores” com o público de moradores e, em particular, de estudantes. Este encontro será documentado, em audiovisual, como marco na Educação Patrimonial, dando subsídios às instituições culturais da Região dos Lagos dentro de uma perspectiva regionalizada entre as cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios e São Pedro da Aldeia.




A dificuldade de encontrar substitutos para Mestres Sabedores da Cultura Popular se deve à falta de visibilidade, apoio, condições financeiras e estímulos para a valorização e salvaguarda do patrimônio material e imaterial. Os Mestres Sabedores são como “tesouros humanos vivos” que possuem saberes, conhecimentos, habilidades, artes, práticas, ofícios, maestrias e capacidade de transmitir, através da oralidade e do saber-fazer, as experiências e as vivências para os novos aprendizes.
Na terça-feira, dia 21 de agosto, será realizado o encontro dos Mestres Sabedores da Cultura Popular em frente à Casa Scliar:




Horário: 10h às 12h e 14h:
Uia (Búzios) - Quilombo
Landina (Cabo Frio) – Casa de Farinha
Tamico (Arraial do Cabo) – Carpintaria Naval
Mário Rodrigues Soares (São Pedro da Aldeia) – Pesca artesanal
Altir José de Souza (São Pedro da Aldeia) – Salinas

16h30 – Encerramento.


Fonte: Viviane Rocha/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário