BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Turismo de Cabo Frio lança Projeto "Esse Mar é Meu"

 
 
A Secretaria de Turismo de Cabo Frio está iniciando a divulgaçao do projeto "Esse Mar é Meu", realizado em parceria com a Associaçao das Empresas de Turismo Náutico de Cabo Frio (AETURNAUT). O objetivo é oferecer aos moradores da cidade o conhecimento das belezas naturais de Cabo Frio.

O projeto consiste no oferecimento de passeios marítimos com saídas do Terminal de Transatlânticos ao custo de R$ 10, mais um quilo de alimento nao perecível, que será destinado a uma entidade filantrópica. O público alvo deste projeto é composto pelos moradores de Cabo Frio, que serao identificados com carteira de identidade e comprovante de residência; ou carteira estudantil do município; ou Cartao Dignidade. Os menores de 12 anos só podem participar dos passeios acompanhados por um responsável.
 
 
 

Além do conhecimento das belezas naturais da cidade, o "Esse Mar é Meu" quer mostrar aos moradores o potencial que o turismo tem como gerador de emprego e renda, além de reconhecer a importância da preservaçao dos bens naturais para as futuras geraçoes. 

De acordo com o projeto, os passeios acontecerao em todos os domingos deste ano, com exceçao dos feriados prolongados, e terao a duraçao de 2h30 com cortesia de refrigerante e água mineral. O roteiro será completo, com direito ao mergulho na Ilha dos Papagaios, com saídas às 10h30 e 14h30.

Serao instalados pontos de venda no Terminal de Passeio de Barcos, no Boulevard Canal e no Terminal de Transatlânticos. Várias embarcaçoes ficarao disponíveis para atender a demanda.

Para os coordenadores Executivos da Sectur, Aldenir Soares, Gilson Peres e Milton Roberto, a importância de conscientizar que há uma estreita relaçao entre turismo e meio ambiente - já que a atividade turística depende essencialmente dos atrativos turísticos e das atividades que estejam ligadas ao ambiente natural e ao patrimônio histórico-cultural, - é condiçao importante para o entendimento da atividade turística, já que, caso esses recursos sejam degradados ou destruídos, nao poderá haver futuro para o turismo.

- O turismo pode incentivar e criar meios de manter e melhorar a qualidade ambiental da cidade, o que é fundamental para a qualidade de vida dos residentes locais. O entendimento dessa premissa pela populaçao residente é fundamental para a sustentabilidade tanto do meio ambiente quanto do turismo - defende Aldenir Soares.

A turismóloga Vanina Navega ressalta que "toda cidade para ser boa para o turista tem que ser boa para a populaçao que a habita".

- A populaçao tem que vivenciar a experiência turística para entender o prazer que é fazer um passeio de barco,  visitar o Forte Sao Matheus e conhecer a sua história, que é na verdade, o resgate da sua própria história como morador da cidade. A atividade turística nao é excludente, pelo contrário, ela gera recursos para o benefício dos cidadaos. Ele deve ter acesso a tudo o que é disponibilizado para o turista - explica Vanina destacando que esta é apenas uma açao pontual para se instalar essa  premissa.

- As melhorias da cidade nao sao só para o turismo, ao contrário, o maior beneficiado é o morador, que usufrui o ano inteiro as melhorias da cidade,  melhorando a auto-estima da populaçao - concluiu a turismóloga.
 
Fonte:  Telma Flora/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário