BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Noruegueses fazem intercâmbio em Cabo Frio

 
Um grupo de 55 estudantes universitários da Noruega está em Cabo Frio, em busca de mais aprendizado sobre os esportes, principalmente os de praia. Entre as belezas naturais e receptividade da população, um dos fatores que os encanta é a grande diferença na temperatura.
 
Os alunos dos cursos de Educação Física e Nutrição são de uma universidade pública do país nórdico, a Active Education Sports College, instituição de ensino superior que trabalha em conjunto com a universidade "Høgskolen i Hedmark" e realiza estudos na área de Educação Física em algumas cidades do mundo, dentre as quais, Bali, na Indonésia; Miami, nos EUA; Chamonix, na França; e em Cabo Frio.  O objetivo desses cursos em outros países é fazer com que os alunos tenham experiências diferentes, que conheçam novas culturas e novos esportes. Em Cabo Frio, o projeto é desenvolvido com jovens entre 18 e 24 anos desde setembro de 2006.
 
 
 
O Active Education Sports College mantém convênio acadêmico cultural com o campus Cabo Frio da Universidade Veiga de Almeida. Os alunos noruegueses vêm ao Brasil para cursar o primeiro semestre do bacharelado em Educação Física, e na grade curricular, assistem às aulas de primeiros socorros, vôlei de praia, handebol e português. Além disso, têm aulas de capoeira, jiu-jítsu, surfe, dança e mergulho.
 
A diretora do Active Education Sports College, Tajana Nascimento, defende a importância desse projeto para a divulgação da cidade na Noruega.
 
 
 
 
-  No período em que os estudantes estão em solo cabofriense, recebem familiares e amigos que, além de visitá-los, fazem programação turística na cidade e retornam ao país de origem promovendo o destino Cabo Frio. 
 
Segundo a diretora, os estudantes destacam que é um privilégio poder aprender sobre os esportes de praia em um lugar com tantas belezas naturais.
 
- A experiência em Cabo Frio é única para esses jovens porque muitos estão longe de casa pela primeira vez. As boas lembranças contribuem para que retornem a Cabo Frio como turistas para reverem pessoas e passearem sem o compromisso das aulas - informou Tajana Nascimento, ressaltando o por que da escolha de Cabo Frio:
 
 
 
- Pelas características naturais e geográficas. Por ser uma cidade com muitas possibilidades de práticas de esportes ao ar livre, o maior interesse deles. Por ainda ser considerada uma cidade segura. Não temos problemas com a segurança dos alunos noruegueses. A cidade é hospitaleira, todos recebem bem os estudantes, e dão a eles uma atenção especial. Em seus horários livres, os estudantes aproveitam para curtir a noite de Cabo Frio e das cidades vizinhas e no mês de outubro, quando tem uma semana de férias, conhecem outras cidades do Brasil, como a Amazônia, Regiões da Costa Verde, Bonito, entre outros lugares.
 
A Secretaria de Turismo fez as honras da casa e recepcionou os alunos entregando um kit com as principais informações que facilitarão a estadia na cidade.
 
- Serão três meses que os noruegueses utilizarão nossos equipamentos hoteleiros, nossos serviços de alimentação, de comunicação entre outros e se tornam grandes promotores do destino – informou a turismóloga da Sectur, Luane Ferreira.
 
Fonte: Telma Flora/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário