BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

UVA de Cabo Frio: Ricardo Fernandes lança livro para professores de vela

 
Obra é recomendada pelo iatista Lars Grael, que esteve na solenidade de lançamento
 
 
O professor Ricardo Fernandes reuniu família, amigos e dezenas de alunos para o lançamento do seu livro “Ensinando a Velejar”, no auditório da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, na noite desta terça-feira, 24. Com a presença dos pais, do amigo de infância Lars Grael e do coordenador do curso de Educação Física, professor Alexandre Motta, o autor realizou sessão de autógrafos da sua primeira obra, um manual para professores de vela, com o apoio da empresa de impermeabilização Sika e da editora KBR.

O iatista Lars Grael disse estar orgulhoso em poder participar desse importante momento para os esportes a vela, prestigiando o amigo de infância e colega de muitas regatas na adolescência. “O Ricardo conseguiu unir paixão, experiência como velejador e instrutor e conhecimento científico no livro, dando uma contribuição ímpar para a literatura de vela no Brasil”, destacou, citando a importância de ampliar o referencial bibliográfico neste segmento.

Aproveitando a ocasião, o medalhista olímpico ressaltou a necessidade da sociedade brasileira mudar a concepção sobre os esportes a vela, considerados de elite e pouco acessíveis. Destacando a abundância de água existente no Brasil, lembrou que os índios já praticavam a canoagem e o que falta são políticas públicas, incentivo e acesso.

Como a noite também marcou a aula magna do curso de Educação Física, Lars falou sobre o tema “Superação e Desafio”, compartilhando sua própria história, iniciando pelas dificuldades comuns vivenciadas por atletas desconhecidos, das oportunidades de um campeão olímpico, da tragédia que mudou sua trajetória e da nova forma de encarar a vida. O atleta disse que os resultados conquistados depois do acidente que causou a amputação de uma das pernas, embora menos experssivos, tem um valor muito maior, pois sua história serve de referência para outras pessoas. “Quando a gente veleja por paixão, uma utopia pode virar um sonho, e o sonho, realidade”, disse o atleta num breve resumo de sua história, sendo aplaudido de pé.

Suporte

Os pais de Ricardo Fernandes sentaram na primeira fila para prestigiar o filho. Guida Fernandes disse que sempre acompanhou os filhos e a conquista deles também é dela. “Estou orgulhosa e feliz, pois o Ricardo consolidou sua vida com o que sempre gostou de fazer”, destacou. O pai, responsável pela iniciação dos filhos nos esportes a vela, disse que viu na atividade a oportunidade de passar um tempo maior com as crianças, além de educá-las. “Para mim, a vela sempre foi um hobie, mas eles souberam aproveitar bem as oportunidades”, ressaltou.


Livro

“Ensinando a Velejar” (KBR Editora, 160 páginas, 2013), do professor Ricardo de Mattos Fernandes, pode ser encontrado na Livraria Saraiva (http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/5282263?PAC_ID=125642) e a versão e-book está disponível pela Amazon (http://www.amazon.com/Ensinando-velejar-Portuguese-Edition-Fernandes/dp/8581801161).

Fonte: Andréa Luiza Collet
Jornalista, Diretoria Executiva de Assuntos Institucionais

UVA - Universidade Veiga de Almeida





 
 

0 comentários:

Postar um comentário