BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 24 de maio de 2012

24 de Maio - Brasil festeja o Dia Nacional do Café


Os brasileiros são tão apaixonados por café que esta bebida tem, desde 2005, uma data especial para ser comemorada: 24 de Maio, o Dia Nacional do Café, estabelecida pela Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC). A data simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras e é celebrada por toda a cadeia produtiva e pela pesquisa. Para saber de resultados da área de pesquisa, leia matéria sobre as tecnologias da Embrapa Café e do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café. As pesquisas do Consórcio Pesquisa Café contam com o apoio e o financiamento do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Maior produtor e exportador de café do mundo, o Brasil é também o segundo maior mercado consumidor, só superado pelos Estados Unidos. Dados da Organização Internacional do Café (OIC), mostram que na safra de 2011 o Brasil respondeu por 32% das exportações de café em grão no mundo. No mesmo ano, o consumo per capita foi o maior já registrado no Brasil: 4,88 kg de café torrado, quase 82 litros para cada brasileiro.

Hoje, o café é considerado benéfico à saúde, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Café (Abic). Estudos mostram que a bebida pode atuar na prevenção do câncer de cólon e reto, doença de Parkinson e de Alzheimer, apatia e depressão, obesidade infantil, entre outras doenças. Uma das mais recentes pesquisas diz que o consumo de três xícaras de cafés, normal ou descafeinado, por dia, reduz em 10% o risco de adultos entre os 50 e os 71 anos de idade adquirirem doenças cardio-vasculares e respiratórias, de AVC, de ferimentos, de diabetes ou de infecções.



Hummm... cheirinho de café! Feliz dia do café. Nosso tão querido pretinho básico.

O café durante muito tempo foi o principal produto agrícola do Brasil. Ainda hoje é um produto bastante representativo na produção agrícola. O Brasil é o maior exportador de café do mundo!

A medicina recomenda bebermos pelo menos uma xícara, pois ativa o metabolismo, faz bem para o cérebro, coração e nos dá disposição, mas claro que precisa ser com moderação, no máximo 3 pequenas xícaras. Aproveite hoje, e se você ama esse grãozinho, no lugar do tradicional cafezinho, substitua por sobremesas que leve o ingrediente. O importante é ser feliz!


0 comentários:

Postar um comentário