Secretaria de Agricultura de Cabo Frio realiza cadastro para coleta de semente de aroeira
Segundo o Secretário da pasta, Carlos Roberto Nogueira, o cadastro dos coletores de semente de aroeira é importante não só para garantir maior êxito à atividade, mas também para fiscalizar irregularidades:
– Além de ordenar e promover au
mento da produtividade das sementes, o trabalho de coleta recruta verdadeiros vigilantes, que denunciam possíveis coletores de outros estados e municípios que acabavam destruindo os pés de aroeira – explicou ele.
Utilidade medicinal - Aroeira é a planta nativa mais comum na região de Campos Novos, no Distrito de Tamoios. Os frutos maduros são utilizados em vários pratos da culinária – Poivre Rose ou Pimenta Rosa – sendo consumidos in natura, em conserva, em doces e salgados.
As cascas e folhas secas da aroeira são utilizadas contra febres, problemas do trato urinário, cistites, uretrites, diarreias, blenorragia, tosse e bronquite, problemas menstruais com excesso de sangramento, gripes e inflamações em geral. Sua resina é indicada para o tratamento de reumatismo e ínguas, além de servir como purgativo e combater doenças respiratórias. Seu óleo resina é usado externamente como cicatrizante e para dor de dente.
Devido ao alto teor de tanino, é empregada nos curtumes para curtir peles e couros. As folhas maduras passam por forrageiras. No Peru, a aroeira é utilizada após fermentação para se fazer vinagre e bebida alcoólica.
Fonte: Diogo Reis / PMCF
0 comentários:
Postar um comentário