BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

terça-feira, 29 de maio de 2012

Inscrição aberta para o tapete de sal em Araruama

Termina no próximo dia 6 a inscrição para a tradicional confecção dos tapetes de sal em Araruama. Com os temas “Fraternidade e Saúde Pública, Jornada Mundial da Juventude, Ano da Fé e temas sócio culturais e ambientais ligados à Rio + 20, a atividade é aberta à participação de toda a comunidade, e os interessados devem procurar a Secretaria de Turismo de Araruama (Parque Hotel, no Centro), de segunda à sexta, das 9 às 18 horas.

- A inscrição é gratuita, mas pedimos que todos colaborem doando um quilo de alimento não perecível – informou o secretário de Turismo, Mauri de Lanes, lembrando que o regulamento também está à disposição da população, tando na secretaria como na matriz de São Sebastião.

Ao todo serão mais de 300 tapetes na medida de 3m x 4m, totalizando mais de 1,5 km de extensão: é o maior tapete de sal da Região dos Lagos e um dos maiores do interior do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o regulamento, todos os tapetes poderão ter a identificação de instituições, empresas e grupos, desde que de forma discreta, e obedeça a um dos temas sugeridos pela igreja. Após a confecção, todos participarão de um concurso que julgará beleza, adequação ao tema, criatividade, originalidade e clareza na redação das mensagens.

- O início da confecção será na noite de quarta-feira, logo após a missa, e deverão estar prontos até, no máximo, às 13 horas. Mas, como não podemos ter nenhum tipo de atraso, as quadras que estiverem vazias até às 9 horas da manhã de quinta-feira, serão preenchidas por outras pessoas – alertou o secretário de Turismo.

Programação começa na segunda-feira

Começa oficialmente, na próxima segunda-feira (dia 4), a programação da tradicional festa de Corpus Christi, em Araruama. Realizada pela paróquia de São Sebastião com apoio da Prefeitura Municipal, ela terá missas, procissões e a confecção de tapetes de sal.

No primeiro dia da programação, às 18 horas, acontece a abertura da Semana Eucarística, com exposição do Santíssimo e Adoração e Tríduo Eucarístico, na matriz de São Sebastião, até o dia 8. Às 19 horas haverá missa. A programação se repete até quarta-feira (6), quando acontece o início da confecção dos tapetes de sal, após a missa.

Na quinta-feira (7), feriado de Corpus Christi, a programação começa às 8h30, com missa, e encerramento da confecção dos tapetes de sal às 13 horas. Às 16h30, na Praça Antônio Raposo, tem missa solene de Corpus Christi, seguida de procissão pelas ruas da cidade em direção à Matriz de São Sebastião, onde haverá benção do Santíssimo.

Fonte:  Ascom Araruama

0 comentários:

Postar um comentário