BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

sexta-feira, 1 de junho de 2012

SAÚDE: Rio das Ostras inaugura mamógrafo em campanha contra câncer de mama


Rio das Ostras inaugura mais um serviço diferenciado de Saúde. A Prefeitura passa a oferecer na rede municipal, a partir desta semana, o exame de mamografia - essencial na prevenção ao câncer de mama. Neste sábado, dia 2 de junho, mulheres de 40 anos ou mais podem procurar o Centro de Saúde da Extensão do Bosque para realizar a mamografia, durante uma campanha para prevenção do câncer de mama, de 9h às 17h.

O objetivo da campanha é estimular a realização da mamografia, chamando a atenção sobre a importância dos exames e consultas preventivas. Serão distribuídas 40 senhas para realização do exame no próprio sábado. Nenhuma mulher vai ficar sem atendimento; aquelas que não conseguirem fazer o exame no dia receberão encaminhamento para realização da mamografia em outra data.
Investimos em tecnologia, qualificação e humanização para que a rede municipal de saúde de Rio das Ostras amplie a oferta de serviços, da Saúde Básica até a Alta Complexidade, em um processo de melhoria contínua”, disse o secretário de Saúde Sérgio Manhães.

O evento contará com a presença do secretário Sergio Manhães, da subsecretária Rosimere Azevedo, e outras autoridades.

ACOLHIMENTO – No sábado, as pessoas que quiserem realizar o exame serão acolhidas por uma equipe multiprofissional, que inclui médicos e enfermeiros. Vão receber esclarecimentos sobre o câncer de mama e informações sobre o exame. Segundo o coordenador do Programa de Saúde da Mulher, Ricardo Mouta, os profissionais de saúde também vão conversar com as mulheres sobre o autoexame das mamas. “É importante, além dos exames preventivos, que as mulheres aprendam a observar o próprio corpo e permaneçam atentas aos fatores de risco”, explica o especialista.
Como mostram os dados do Inca – Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é bom.

PREVENÇÃO - Entre as orientações da Secretaria de Saúde, estão informações importantes sobre os fatores de risco. Para se prevenir contra o câncer de mama, a mulher não deve abusar de bebidas alcoólicas, nem fumar. Recomenda-se boa alimentação e a prática de atividade física. Além disso, a amamentação e o controle do peso podem prevenir esse mal.

MAMOGRAFIA- A mamografia é uma radiografia das mamas, realizada por um equipamento chamado mamógrafo. É capaz de visualizar pequenas alterações, permitindo descobrir o câncer em fase inicial. Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um posto de saúde para ter suas mamas examinadas por um profissional anualmente.

Fonte:  SECOM / PMRO

0 comentários:

Postar um comentário