BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia Nacional do Livro Infantil  - 18 de Abril...



O dia foi criado em homenagem ao Monteiro Lobato, que foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brsileira. Nascido em Taubaté/SP em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis.



Data escolhida em 2002, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, o Dia Nacional do Livro Infantil foi criado em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato que nasceu em 18 de Abril de 1822 e que foi o autor da literatura infantil no Brasil.


Os livros são grandes formadores na infância, contribuindo para a aprendizagem de modo divertido e encantador. Mesmo com tanta tecnologia e a era da informática, as histórias infantis ainda encantam e fazem as crianças "viajarem" num mundo de fantasias.
Aquilo que lemos quando criança é o que mais nos marca, é o que fica na memória, tanto que as fábulas e contos acabam passando de geração para geração nas famílias.
E tem como não se apaixonar pelas princesas e príncipes? Bonecas de pano e bichos falantes? Fadas e magos? Um mundo a parte da realidade, cheio de cores e alegria. Nesta fase da vida criamos sonhos, transformamos o mundo num lugar do bem e sempre com um final feliz.
A Leitura no Brasil

A última pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, em 2009, apontou que o índice de leitura entre crianças acima de cinco anos cresceu. A taxa de leitura por pessoa subiu de 1,8 livro (índice de 2000) para 4,7 livros lidos por ano.
O levantamento também mostrou que a maioria das obras lidas pelas crianças foi indicada pela escola, incluindo os didáticos. Entre os gêneros preferidos deste público estão a literatura infantil e a história em quadrinhos.
Mesmo com a boa notícia do aumento no hábito da leitura entre as crianças brasileiras, o índice ainda é baixo se comparado com outros países. No Japão, por exemplo, o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia afirmou que as crianças retiraram em média 35,9 livros por ano das bibliotecas públicas em 2008.
Professor, promova visitas a livrarias e bibliotecas que existam em sua cidade ou na região. Oriente os alunos a se cadastrarem para realizar empréstimos de livros. O conhecimento de livrarias e bibliotecas deve se iniciar o mais cedo possível, dessa forma, as crianças criam hábito de frequência a esses lugares.



O Blog Carlos Ribeiro sugere que você leia uma obra de Monteiro Lobato para seu miudinho, assim além de ser uma atividade diferente vocês comemoram o dia do livro infantil.

"Nunca no mundo uma bala matou uma ideia."
(Monteiro Lobato)


Biblioteca Walter Nogueira em Cabo Frio realiza VII Semana Monteiro Lobato nesta quarta-feira, dia 18...


A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove nesta quarta-feira, dia 18, a partir das 9h, a VII Semana Monteiro Lobato. O evento acontece na Biblioteca Walter Nogueira, responsável pela sua realização, e contará com música, contação de histórias, palestra, feira de livros e a apresentação de trabalhos literários dos alunos da Escola Municipal Antônio da Cunha Azevedo.



0 comentários:

Postar um comentário