BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Araruama se prepara para a Exposição de Quarto de Milha


Entre os próximos dias 4 e 6 de Maio o Parque de Exposições Manoel Marinho Leão, em Araruama, estará recebendo a VI Etapa do II Campeonato Intermunicipal dos Amigos do Cavalo Quarto de Milha. O primeiro dia será apenas para a entrada dos animais. Já no sábado, a partir das 9 horas, acontece a Prova de Três Tambores, e no domingo, no mesmo horário, a Prova de Seis Balizas, ambas abertas ao público.

As competições serão realizadas nas seguintes categoria:

- Exibição Livre

- Cavalo Iniciante (geração 2008/2009)

- Aberta Júnior (animais com até 05 anos hípicos)

- Aberta Sênior (animais com 06 anos hípicos ou mais)

- Kids (08 anos ou menos)

- Jovem A (11 anos ou menos)

- Jovem B (12 a 14 anos)

- Jovem C (15 a 18 anos)

- Amador (19 anos ou mais)

- Amador Principiante (19 anos ou mais com menos de 15 pontos na Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha)

- Amador Máster (40 anos de idade ou mais)

- Feminino

Todas as provas seguirão o Regulamento Oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e pontuará para registro de mérito. Mas só poderão participar os animais que estiverem com a saúde comprovadamente em dia. Ao todo, cerca de 500 criadores estão esperados, e cerca de 200 animais devem participar da exposição, que terá mais de R$ 25 mil em prêmios.

A raça Quarto de Milha foi a primeira a ser desenvolvida na América, por volta do ano de 1600. Os primeiros animais que a originaram foram trazidos da Arábia e Turquia à América do Norte pelos exploradores e comerciantes espanhóis. Os garanhões escolhidos eram cruzados com éguas que vieram da Inglaterra, em 1611. O cruzamento produziu cavalos compactos, com músculos fortes, podendo correr distâncias curtas mais rapidamente do que nenhuma outra raça. Com a lida no campo, na desbravação do Oeste Norte-americano, o cavalo foi se especializando no trabalho com o gado, puxando carroças, levando crianças à escola. Nos finais de semana, os colonizadores divertiam-se, promovendo corridas nas ruas das vilas e pelas estradas dos campos, perto das plantações, com distâncias de um quarto de milha (402 metros), originando o nome do cavalo.

Esta será a primeira das três exposições programadas para acontecer em Araruama neste mês de Maio. No próximo dia 12, o município vai receber a II Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga, e no dia 19 a II Exposição Internacional de Cães de Raça. O Parque de Exposições Manoel Marinho Leão fica na Rua Doutor Batista, s/nº, Fazendinha.

0 comentários:

Postar um comentário