BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 5 de abril de 2012

 Fluminense e Vasco da Gama estarão em Araruama em um dos maiores eventos futebolísticos do país, o Showbol...

Neste sábado (dia 7), a partir das 18 horas, Fluminense e Vasco da Gama estarão em Araruama para participar de um dos maiores eventos futebolísticos do país, o Showbol. O jogo será um amistoso, com preliminar às 15 horas entre as equipes sub 16/17 mistas de Araruama, e em seguida com a sub 11 de Araruama x Iguaba Grande. Os jogos acontecerão no Ginásio Poliesportivo do Colégio Municipal Darcy Ribeiro (Rua Prefeito Afrânio Valladares, s/nº, Praia do Hospício), que está sendo adaptado, com aplicação de grama sintética.

Defendendo a equipe tricolor, Ricardo Cruz, Válber, Djair, Maciel, Alexandre Seixas, Augusto, Alex Dias, Andre Silva, Willian, Cadu e Fabinho sob o comando de Paulinho Carioca. Já pelo Vasco entrarão em quadra do Vasco, Azul, Pimentel, Odvan, Alex Dias, Lira, Possato, Sorato, Leonardo, Ernani, Vivinho e Marcelo Carioca, sob o comando do técnico Paulinho Pereira.

 Realizado através de parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Araruama, através das Secretarias Municipais de Esporte e Educação, o jogo terá entrada gratuita e os portões serão abetos às 14h30.



O que é o showbol?


Futebol de campo jogado em quadra de futsal, o Showbol foi criado em 1969 pelo ex-jogador de campo húngaro Joe Martin, que atuou pelo Ferencváross e pela seleção húngara. No final da carreira, Joe foi jogar em Toronto (Canadá), e devido às baixas temperaturas do inverno canadense, criou um esporte com as regras do futebol, mas jogado em quadras de futebol de salão. E mais, acrescentou um elemento que dá mais dinâmica às partidas: a tabela.



Na década de 1970 o showbol veio para o Brasil através de Francisco Monteiro, ex-jogador de futebol conhecido também como Todé, que atuou em alguns clubes do Rio de Janeiro e também foi encerrar sua carreira no Canadá. Lá conheceu Joe Martin e o showbol.


A primeira partida disputada no país foi realizada em 1972 no ginásio Maracanãzinho, entre a seleção brasileira e a seleção do resto do mundo. Depois de quase 30 anos no esquecimento, o esporte voltou a ser praticado no país. E voltou com estilo, com a seleção brasileira campeã no primeiro Mundialito de showbol, realizado na Espanha, em 2006.

Fonte: www. araruama.rj.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário