BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dia Nacional do Livro: 29 de outubro

 
 
Comemora-se o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro
 
Foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO.
 
 
 
 
O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D. João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi ‘MARÍLIA DE DIRCEU’, de Tomás Antônio Gonzaga.


Devemos comemorar o dia do livro: lendo; presenteando com livro, ou, escrevendo, pois o livro representa a fonte universal do saber.
 
 
 
 
Importância do livro

O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades e para o crescimento intelectual do indivíduo.
 
É ele que permite ao ser humano registrar fatos importantes da sua história e repassar tais fatos às sociedades posteriores; atuando como vetor do conhecimento.


É notável o avanço intelectual que o ser humano teve após a invenção da escrita.
 
Foi a partir dela que ele pôde catalogar e compartilhar as suas descobertas; dando origem ao que se chama de livro.
 
Os Hebreus, por exemplo, a partir de um conjunto de livros conhecido como Pentateuco, formaram as bases do cristianismo ocidental.
 
É válido citar, além dos Hebreus, os fenícios que a partir de escritos, contribuíram para as técnicas de navegação atual.
 
Tudo isso só foi possível graças ao conjunto de obras escritas e organizadas em livros que permitiu a formação de um legado cultural para as civilizações posteriores.
 
É dessa forma que a humanidade evolui: cada geração acrescenta e registra uma descoberta que será passada para a próxima geração.
 
Clique na imagem para ampliar
 
 
 
Além da importância de levar o conhecimento de geração a geração, o livro tem uma importância fundamental na disseminação do conhecimento em uma mesma geração.


É o acesso a esse conhecimento que possibilita ao indivíduo o crescimento tanto intelectual quanto o financeiro.

O acesso do indivíduo a esse conhecimento permite-lhe fazer comparações e associações às quais possibilitam o aprimoramento do conhecimento anterior.



 






Sendo assim, o livro é o principal responsável pela sociedade que se tem hoje.

É graças a ele que a medicina, as relações sociais e as outras áreas do saber evoluem a cada geração.

 
 

 

0 comentários:

Postar um comentário