Arte de Bel Borba faz sucesso nas ruas de Nova York
Auto retrato da exposição de Bel
Borba realizada este ano no Rodin Bahia
Bel Borba
|
Diversos bairros de Nova York, nos Estados
Unidos, incluindo a Avenida Times Square, a maior da cidade, por onde passam
mais de 400 mil pessoas por dia, foram "invadidas" pelas intervenções de rua do
artista plástico Bel Borba. Projetadas num telão em plena rua, a exposição da
Times Square deu ampla visibilidade ao artista, causando curiosidade dos que
passavam pelas obras. Além do telão da badalada avenida, 13 esculturas de mais
de três metros de altura foram expostas nos bairros. Maior rede de TV americana,
a CNN exibiu na sua programação detalhes das obras de Borba, e o jornal The New
York Times publicou três reportagens em menos de um mês sobre o artista, informa
a Bahiatursa.
"A recepção foi incrível e repercussão da minha
arte foi acima de qualquer expectativa. Desde 7 de setembro que não paro de
trabalhar, mas o esforço valeu a pena. Vejo que a Bahia ganhou ampla
visibilidade. Fizemos um trabalho denso e consistente", comentou Bel Borba que
retorna a Salvador no próximo sábado, 20. Na Bahia, turistas e visitantes podem
encontrar painéis, esculturas e gravuras de Bel Borba no Centro de Convenções,
aberto diariamente. No blog, leia sobre o artista aqui. Saiba mais sobre a arte de Bel Borba no blog Diário Baiano.
A presença de Bel Borba em Nova York fez parte
do circuito promocional da Bahia,juntamente com a Embratur, nos Estados Unidos.
O destino já foi divulgado em workshops realizados em Miami e em Dallas. De
acordo com José Gherardi, presidente da Associação dos Operadores Brasileiros
nos EUA (BTOA, o circuito promocional da Bahia nos Estados Unidos agradou o
mercado turístico local que cobra divulgação dos destinos o ano inteiro.
"Precisamos incentivar estas ações. É através da arte e da cultura que o
americano se encanta pela Bahia", diz. A Associação dos Operadores Brasileiros
nos EUA (BTOA) agrega mais de 70 membros entre companhias aéreas, operadoras,
hotéis e governos.
De acordo com Rosana França, diretora da
Bahiatursa, em cinco anos a Bahia promoveu para o turismo 13 eventos nos EUA,
incluindo apoio a festivais, workshops e eventos de ampla divulgação
internacional.
Com a ajuda de companhias aéreas que operam com
voos diretos dos EUA para Salvador, como a American Airlines, o Estado se tornou
um receptor destes turistas e já recebe mais de 40 mil americanos por ano,
segundo a Fipe. "Trabalhamos muito o roteiro étnico-afro que vai de Salvador ao
Recôncavo. Eles se encantam pela cultura e comida", disse Marvin Alvarez ,
gerente da American
O maior agente de viagem nos EUA para o Brasil,
João de Matos, responsável também pelo Brazilian Day NY, disse que dos 70 mil
turistas que envia para o Brasil, 20 mil vão para a Bahia, atrás da alegria do
baiano. A capoeira é o link que mais aproxima os jovens entre os países. "Temos
muitos estudantes que fazem intercâmbio só para se aprofundar e estudar a
capoeira na Bahia. Eles aprendem a falar português, cantar e ajudam a disseminar
esta modalidade por todo o mundo", explicou Jelon Vieira, professor de 400
praticantes da luta.
(Fonte: Bahiatursa. Foto:
silvianasci/salvadoremumdia)
0 comentários:
Postar um comentário