BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Búzios pode se tornar a primeira cidade inteligente da América Latina



Um projeto no Estado do Rio está tornando o município de Armação de Búzios mais sustentável. Tudo indica que a cidade pode ser a primeira “Cidade Inteligente” da América Latina.
 
O planejamento se dá principalmente na geração de energia e esta preocupação não é somente pela questão econômica, mas também pela questão ambiental. Ao redor da Lagoa da Usina já foram instaladas sessenta lâmpadas de LED para iluminar as ruas.
 
Através da iluminação pública eficiente pode ser economizado em torno de 70%. A previsão é de que sejam instaladas mais 90 lâmpadas até abril de 2013. Além disso, as residências receberão 200 medidores digitais, até junho, para que o consumidor saiba quanto cada equipamento consome de energia. Dessa forma, será mais fácil controlar os gastos.
 
Os técnicos que estão trabalhando em Búzios afirmam que a mesma tecnologia já é adotada em outras cidades fora do Brasil, como Málaga e Barcelona, na Espanha, e em Bari e Genova, na Itália. Já no Brasil, o projeto é novidade e fará com que o município fluminense se torne a primeiro da América Latina a adotar o modelo.
 
O projeto Cidade Inteligente prevê a instalação de placas solares em casas e no comércio e seis aerogeradores também integram o projeto. Além disso, Búzios terá seis eletropostos para que os veículos elétricos possam ser carregados na tomada gratuitamente.
 
A cidade pode ainda oferecer fornecimento gratuito de internet sem fio. Ao todo serão investidos cerca de R$ 40 milhões em pesquisas e tecnologias voltadas em parte para a questão da sustentabilidade.
 
Estão envolvidos no projeto cento e vinte pesquisadores da concessionária Ampla, de universidades e institutos de educação do Rio de Janeiro.

Fonte: O Cidadão

0 comentários:

Postar um comentário