BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Assistência Social promove passeio ecológico e esportivo para adolescentes do ProJovem

 
 
A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), uniu a prática esportiva à preservação ambiental com um passeio de reconhecimento de um importante ponto turístico da cidade, o Parque das Dunas, situado junto à estrada que liga Cabo Frio a Arraial do Cabo. A atividade foi realizada nesta terça-feira, 10 de outubro, para os alunos do ProJovem.

O local escolhido para a visita foi considerado patrimônio natural e paisagístico único. O Parque está localizado em Área de Preservação Permanente e é conhecido mundialmente por abrigar a Duna Branca, ou Duna Mãe, com sua excepcional beleza e seus 33 metros de altura, o que lhe confere o título de maior duna isolada do sudeste brasileiro.

No passeio ecológico/esportivo, os adolescentes do ProJovem receberam informações sobre a história do Parque das Dunas, orientações e dicas sobre preservação ambiental, além de aulas teóricas e práticas de Sandboard ministradas pelo professor de Educação Física e atleta profissional da modalidade, Rafael Marendino. O Sandboard é um desporto que consiste em descer dunas de areia com a utilização de uma prancha similar a de snowboard, usada na neve.

Instrutor de educação física do ProJovem, Rafael Marendino nasceu em Cabo frio e começou a praticar sandboard há 15 anos nas dunas da região. Em 2006, Rafael trouxe para Cabo Frio três importantes conquistas: o 2º lugar no Panamericano de Sandboard, o 2º lugar no Circuito Nordestino e a 6ª posição no Sul-Americano, realizado no Oásis de Huacachina, no Peru. Em 2007 foi um dos brasileiros convidados a participar do Campeonato Mundial na Alemanha e conquistou a 15ª posição da competição que reuniu os 38 melhores atletas do mundo na modalidade.

Ao final do passeio, os organizadores promoveram uma gincana ecológica não competitiva para recolhimento do lixo deixado por visitantes no Parque das Dunas. Os alunos receberam sacos plásticos e luvas descartáveis e demonstraram consciência ecológica participando com entusiasmo da ação de preservação.

O ProJovem Adolescente (modalidade do Programa implantada em Cabo Frio) é destinado a jovens de 15 a 17 anos que integram famílias beneficiárias do Bolsa Família. Atualmente, o projeto tem duração de 12 meses e seu objetivo é elevar a escolaridade e reduzir os índices de violência, uso de drogas, das doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce.

O município de Cabo Frio tem 14 coletivos do Projovem Adolescente coordenados pelo Departamento de Proteção Básica (DEPROSB) da Secretaria Municipal de Assistência Social. Os coletivos estão vinculados aos Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS) dos bairros: Manoel Correa, Jardim Náutilus, Praia do Siqueira, Jacaré, Jardim Esperança, Monte Alegre e Tamoios. Para participar, o jovem deve procurar o núcleo mais perto de sua residência levando documentos de identidade.
 
Fonte: Souza Leite /PMCF

0 comentários:

Postar um comentário