BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Blog Saúde...Prefeitura de São Pedro da Aldeia apoia campanha de doação de sangue em parceria com Hemorio

Imagem da Notícia
 
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da secretaria de saúde, em parceria com o Hemorio, está apoiando uma campanha de doação de sangue  para identificar doadores de medula óssea na região. A Campanha, que vem sendo divulgada nos municípios, acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro, das 8h às 17h, no São Pedro Esporte Clube, localizado à Avenida São Pedro, em frente a Praça Dr. Plínio Assis Tavares, a Praça do Canhão. A campanha precisa reunir mil doadores  entre 18 e 55 anos.
 
Para a mobilização, quinze profissionais do Hemorio vão coletar os materiais. As amostras de sangue serão estudadas e os doadores serão cadastrados em um banco de dados nacional. Para custear a vinda dos profissionais,  serão vendidas camisetas com a divulgação do Caso Ícaro Félix Prevatto, de 2 anos, que tem Imunodeficiência Primária e necessita de um doador de medula. Em toda a cidade, a secretaria de saúde está distribuindo material informativo sobre a doação.
 
Imagem da Notícia
 
O Prefeito Cláudio Chumbinho,  fez uma apelo a população em prol da campanha. "Peço a todos, que estão dentro dos critérios de doação, que participem da campanha. É um ato de solidariedade que pode salvar várias vidas, inclusive a do pequeno Ícaro", disse
 
De acordo com a secretária de Saúde, Vanessa Matalobos, a campanha realizada vai identificar doadores para um banco nacional de medula óssea.
“Essa campanha que estamos realizando em São Pedro da Aldeia vai buscar um doador para  pessoas que precisam  do transplante de medula óssea. A população está se mobilizando e vem divulgando, por exemplo, o caso do Ícaro Félix Simões Prevatto, que está na luta para achar um doador. É válido destacar que é apenas uma doação de 4ml sangue, uma ação indolor, para que esse material seja estudado, afim de identificarmos a compatibilidade”, afirmou Vanessa, que ainda esclareceu quem pode doar.
“Se o doador estiver compreendido na faixa etária de 18 a 55 anos e tiver mais de 60 quilos está apto para doar. Se o cidadão tiver alguma doença, tatuagem ou piercings, pode passar pela doação, já que o material será testado e estudado pela equipe especializada. Com essa campanha muitas pessoas podem encontrar um doador para salvar sua vida”, afirmou Vanessa.
 
Fonte: Luana Macêdo
 
 

0 comentários:

Postar um comentário