BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

domingo, 20 de outubro de 2013

Festival Internacional de Cinema Infantil chega ao Rio de Janeiro e Niterói
 

 
Depois de passar por Natal (RJ), Salvador (BA) e Aracaju (SE), a 11ª edição do FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil chega ao Rio de Janeiro e Niterói desde o dia 18, até o dia 27 de outubro.
 
No Rio de Janeiro, o festival promove a 5ª edição do Fórum Pensar a Infância, que acontece entre os dias 21 e 24, no Oi Futuro Ipanema. No dia 21, haverá o painel de abertura, sobre Movimentos de políticas internacionais de audiovisual para crianças. A ANCINE será representada pela diretora Vera Zaverucha; também estarão presentes a Superintendente do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Julia Levy, o diretor-presidente da RioFilme e Secretário de Cultura do Município do Rio de Janeiro, Sergio Sá Leitão, a presidente da MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios do Rio de Janeiro, Cleide Ramos, e a presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Audioviual - SICAV, Silvia Rabello. Também no dia 21, serão anunciados os vencedores do 6º Prêmio Brasil de Cinema Infantil, onde concorrem nove curtas-metragens, divididos em três categorias: Histórias Curtas, Teen e Histórias Animadas.
 
 
 
 
No dia 22, o fórum apresenta o módulo Narrativas - roteiro e direção de atores, conduzido pela cineasta Rosane Svartman; no dia 23, é a vez do módulo Mercado, cujo painel será intermediado por Vanessa Fort, coordenadora do ComKids; e no dia 24, o Oi Futuro Ipanema recebe o painel Cinema e Educação, mediado pela professora e pesquisadora de audiovisual Ana Dillon, que debaterá os limites e possibilidades do cinema dentro e fora da sala de aula. Interessados em se inscrever no fórum devem fazê-lo por meio do envio do formulário disponível no site do FICI.
 
 
 
Além do fórum e da extensa programação de filmes nacionais e internacionais, destinada a crianças de todas as idades e exibida nos cinemas da Rede Cinemark, o FICI no Rio de Janeiro e Niterói contará com as sessões especiais O Pequeno Jornalista, onde o público infantil compartilha suas impressões com um profissional de imprensa, e tem a oportunidade de resenhar o filme que acabou de assistir; Dublagem ao Vivo, que proporciona aos pequenos o contato com o trabalho dos dubladores; o Especial Mônica 50 Anos, homenageando a clássica personagem de Maurício de Souza; e a Mostra Novos Jovens, dedicada ao público pré-adolescente, que exibirá os longas brasileiros "5x Favela - agora por nós mesmos", com direção de Wagner Novais, Manaira Carneiro, Rodrigo Felha, Cacau Amaral e Luciano Vidigal; "Meninas", de Sandra Werneck; e a premiada animação "Uma História de Amor e Fúria", de Luiz Bolognesi.
 
Acesse o site do FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil pa
ra conferir a programação do festival no Rio de Janeiro e em Niterói.

Fonte: Assessoria/Cultural

0 comentários:

Postar um comentário