BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sábado, 19 de outubro de 2013

Rio celebra centenário de Vinicius de Moraes com programação especial


 
Centenário de nascimento de Vinícios de Moraes é celebrado com novo site oficial 
 
Para marcar o aniversário de 100 anos do nascimento do compositor e poeta Vinícius de Moraes,  neste sábado, dia 19 de outubro, será lançado um novo site oficial  (www.vinicius.com.br) com fotos inéditas garimpadas no acervo da família, além da discografia e toda a produção intelectual  de Vinicius de Moraes. A ideia da família é deixar suas obras disponíveis na íntegra no site, para que mesmo em lugares de difícil acesso seja possível divulgar sua obras. A filha de Vinícius, Maria de Moraes, ressalta que foi um pedido do poeta que a família cuidasse de sua obra
 
 
O "poetinha", como ficou conhecido, nasceu no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1913. Entre seus maiores clássicos como compositor estão Garota de Ipanema, Chega de Saudade, Se todos fossem iguais a vocêEu sei que vou te amar.

 
Shows, mostras e leituras dramatizadas vão homenagear o poeta
 
Neste sábado (19), Vinicius de Moraes completaria 100 anos. As comemorações do centenário já estão acontecendo em diversas regiões do Brasil e, no Rio de Janeiro, terra natal do “Poetinha”, a programação contempla suas mais diversas facetas. Realizados em espaços como Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Sesc Casa da Gávea, Teatro Sesi e Instituto Moreira Salles (IMS), shows, exposições, programas radiofônicos e leituras dramatizadas prometem apresentar ao público obras do compositor, que também foi poeta, dramaturgo, diplomata, letrista, entre outros.

Ao CCBB coube a tarefa de relembrar as grandes parcerias do homenageado do mês. Afro-sambas, clássicos como Chega de Saudade e A Tonga da Mironga do Kabuletê, e canções infantis vão compor os shows da série Vinicius, O Poeta do Encontro, que segue até o dia 27.

No Teatro Sesi, a mostra 100 Anos De Vinicius reconstrói a trajetória do poeta com cerca de 200 peças. Além de objetos, fotos, poesias, figurinos, desenhos e documentos, a exposição traz ainda depoimentos gravados, onde pessoas próximas a Vinicius de Moraes revelam curiosidades sobre o compositor. O acervo pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e, aos sábados, das 16h às 20h. A classificação é livre e a entrada, gratuita.


Já no Sesc Casa da Gávea, a homenagem se divide em quatro vertentes: poesia, música, crônicas e teatro. As atividades, iniciadas no dia 7, foram programadas para acontecer em todas as segundas-feiras do mês, com participação de poetas, músicos, atores e outros convidados. No dia 21, a Companhia Íntima de Teatro fará leituras dramatizadas de crônicas de Vinicius. Na última segunda-feira de outubro (28), os atores Paulo Betti e Vera Fajardo farão leitura da peça Procura-se Uma Rosa. A entrada é franca, com retirada de senhas a partir das 19h.

Por meio da Rádio Batuta e de seu blog, o Instituto Moreira Salles (IMS) concentrou as homenagens ao centenário na internet. Dividida em 32 programas, Vinicius – Poesia, música e paixão (considerado o mais completo documentário sobre o artista) tem sido transmitido desde março. Com episódios apresentados sempre às segundas-feiras, às 10h, a série se encerra neste mês.

Mais detalhes sobre essas e outras atividades de celebraçao do aniversário de Vinicius de Moraes na capital fluminense podem ser encontrados no site da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário