BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Fiperj ministra cursos de Beneficiamento Artesanal do Pescado em Cabo Frio

 
 
A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) – órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) – em conjunto com a empresa Motrix, vai oferecer cursos de Capacitação em Boas Práticas e Processamento Artesanal de Pescado para os associados da Cooperativa de Pesca de Cabo Frio (Coopescaf). O curso acontecerá duas vezes: a primeira de 15/10 a 17/10, e a segunda de 18/10 a 20/10.
 
Os cursos serão ministrados pela extensionista da Fiperj, Juliana Guimarães, e tem como finalidade orientar a aplicação de novas alternativas para a diversificação do pescado como aproveitamento do produto de baixo valor comercial, reduzindo os desperdícios. Eles serão realizados na Igreja Congressional da Gamboa e terão um dia teórico e outros dois práticos, com entrega de certificados ao final do último dia.

Os cursos de Capacitação em Boas Práticas e Processamento Artesanal de Pescado Também ensinarão a conservar os produtos na safra para consumi-los na entressafra, melhorando, assim, a renda familiar do pescador. Além disso, facilitará o preparo de peixes através do beneficiamento na forma de produtos acabados tais como lingüiça, fishburguer, nuggets, quibe e outros.

A Coopescaf teve sua criação estimulada pela empresa Statoil/Motrix, que tem projeto de compensação social para duas entidades de pescadores: a colônia Z4 e a Associação de pescadores da Gamboa. O grupo, que tem 36 cooperados, procura o beneficiamento do pescado para acessar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e mercados consumidores.

1º curso:

15/10 - 14 às 18 horas (teórico)
16/10 - 09 às 17 horas (prático)
17/10 - 09 às 17 horas (prático) - encerramento e entrega de certificados

2º curso:

18/10 - 18 às 22 horas (teórico)
19/10 - 09 às 17 horas (prático)
20/10 - 09 às 17 horas (prático) - encerramento e entrega de certificados

Local: Igreja Congressional da Gamboa- Cabo Frio- RJ

Fonte: Natália Lima / Fiperj                            

0 comentários:

Postar um comentário