BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

I Mostra de Dança de Araruama foi sucesso de público

 
 
A Prefeitura de Araruama, através das Secretarias Municipais de Turismo, Esporte e Lazer, realizou com sucesso, nos dias 11, 12 e 13 de outubro, a Primeira Mostra de Dança de Araruama, na Praça de Antônio Raposo, no Centro.
 
Na sexta-feira, dia 11, foi realizada a abertura oficial do evento que contou com uma noite de gala com as apresentações das bailarinas Ana Botafogo e Carmen del Rio, junto com o duo pianístico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), formado por Sonia Maria Vieira e Maria Helena de Andrade.

A bailarina Ana Botafogo entrou em cena na primeira parte do espetáculo, interpretando "A Morte do Cisne", uma das mais conhecidas obras musicais composta pelo francês Camille Saint-Saëns, em 1886. Em seguida, a bailarina Carmen del Rio interpretou "A Dança Ritual do Fogo" trilha sonora do filme "El Amor Brujo" baseado na obra de Manuel de Falla.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a interpretação da bailarina Ana Botafogo na música Balada nº 1, do compositor polonês Chopin - uma homenagem a Isadora Duncan, precursora do balé moderno. Em solo e a quatro mãos, o duo pianístico finalizou o primeiro dia da mostra com três peças brasileiras "Azulão", "Ballet" e "Tango". O prefeito de Araruama, Miguel Jeovani e a primeira dama, Marcia Jeovani, entregaram certificados de honra para as bailarinas Ana Botafogo e Carmen del Rio, assim como as pianistas Sonia Maria Vieira e Maria Helena de Andrade.

A segunda noite foi marcada pela variedade de ritmos, com dança contemporânea, moderna oriental, jazz, street dance, entre outros, finalizando com um show especial da Cia de Arte Flamenca, do Rio de Janeiro, que mostrou a riqueza da cultura hispânica e uma releitura integrada com a música popular brasileira, em canções de Sivuca, Tom Jobim e Jacob do Bandolim.

“Achei incrível a iniciativa, inclusive o evento ficou super bonito, a gente também foi super bem recebido por essa plateia calorosa”, disse Tatiana Bittencourt, bailarina integrante da Cia de Arte Flamenca.

No domingo, dia 13, a mostra foi dedicada principalmente à dança de salão, com participação especial de Leandro Azevedo, bicampeção da Dança dos Famosos no programa Domingão do Faustão. Segundo ele, a estrutura montada foi surpreendente, digna de um festival internacional.

O evento reuniu dezenas de escolas de dança regionais e mais de 50 apresentações durante os quatro dias da mostra. Além de proporcionar aos grupos do município e Região, a oportunidade de demonstrar suas habilidades, desenvoltura e técnicas.

“A Primeira Mostra de Dança foi um marco para a cidade de Araruama. Além do sucesso de público, este inédito evento serviu para revelar talentos, valorizar nossos artistas locais e escolas de dança da cidade. Essa, com certeza, será a primeira de muitas mostras que serão realizadas em Araruama. Em breve, também realizaremos o Primeiro Festival de Jazz em Araruama”, disse o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani.

Encerrando a Primeira Mostra de Dança de Araruama, será realizado hoje, às 19h, o Terceiro Fest Dance Gospel – Comunidade Evangélica de Araruama (CEARA), na Praça Antônio Raposo, no Centro.

Fonte: Luigi do Valle e Camilo Mota                            

0 comentários:

Postar um comentário