BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Prefeitura de Araruama participa de etapa regional do Programa Lidera Rio nos Esportes

 
 
A Prefeitura de Araruama, através das secretarias de Turismo e de Esporte e Lazer, está participando nos dias 15 e 16 de outubro da etapa regional do Programa Lidera Rio, realizada pelo Sebrae-RJ, na Faetec-Bacaxá, em Saquarema.
 
O evento tem como objetivo contribuir para que os municípios fluminenses aproveitem as oportunidades de negócios geradas pelos megaeventos esportivos que estão na agenda fluminense (Copa do Mundo e Olimpíadas). Segundo Lucio Macedo, consultor de gestão esportiva do Sebrae-RJ, que fez a palestra de abertura, o Programa auxilia na capacitação dos gestores públicos para que os municípios venham a se beneficiar do atual momento esportivo, captando e planejando melhor a gestão do esporte nas cidades.

“Estamos vivendo um momento único nessa década do esporte, que envolve a recente Copa das Confederações, e nos próximos anos a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e isso traz um forte impacto econômico principalmente para as micro e pequenas empresas. O ambiente está propício para negócios, uma vez que os grandes eventos agem como catalisadores de novos investimentos”, disse, lembrando ainda que atualmente o esporte contribui com 1,6 por cento do Produto Interno Bruto do país, havendo assim uma grande margem para crescimento.

A gerente regional do Sebrae-RJ para a Região dos Lagos, Ana Claudia Melo Vieira, ressaltou que os gestores públicos receberão assessoria técnica especializada a partir do ano que vem e também falou sobre a importância da prática esportiva na economia e na melhoria da qualidade de vida.

“O esporte é para todos, ele interage muito com o turismo aqui na nossa região, e na parte social ele tem um impacto enorme, porque todos podem fazer esporte; o talento é da pessoa, e pode ser desenvolvido principalmente se houver incentivo escolar na rede municipal e na rede estadual”, destacou.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer e interino de Turismo de Araruama, Rafael Chagas, o Programa Lidera Rio vem para somar e implementar ainda mais as iniciativas que a Prefeitura já vem desenvolvendo no setor esportivo, como as olimpíadas escolares, o campeonato municipal de futebol, as corridas rústicas, o projeto Orla em Movimento, entre outros. Ele destacou também a importância de grandes eventos como o Mundial de Windsurf, que acontecerá em Araruama no período de 14 a 17 de novembro.

“Os técnicos das secretarias de Esporte e Lazer e de Turismo estão participando destas oficinas, sendo capacitados tanto na gestão e captação de recursos voltados para o esporte, como também na elaboração do plano municipal de esportes. Encontros como este que o Sebrae-RJ está realizando também são fundamentais para interagirmos com os municípios vizinhos e traçarmos projetos e ações integradas”, destacou.

Além de Araruama, também estão participando das oficinas técnicas de capacitação representantes de Saquarema, Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Silva Jardim. O Programa Lidera Rio foi lançado em agosto na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário